Condenadas 563 pessoas na Argentina por crimes contra a humanidade em 9 anos | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Condenadas 563 pessoas na Argentina por crimes contra a humanidade em 9 anos

A Justiça da Argentina condenou nos últimos nove anos um total de 563 pessoas e processou outras 889 por crimes contra a humanidade cometidos durante a última ditadura no país (1976-1983), informaram fontes oficiais no aniversário dos 39 anos do golpe militar, completados nesta segunda-feira.

Buenos Aires, 24 mar (EFE).- A Justiça da Argentina condenou nos últimos nove anos um total de 563 pessoas e processou outras 889 por crimes contra a humanidade cometidos durante a última ditadura no país (1976-1983), informaram fontes oficiais no aniversário dos 39 anos do golpe militar, completados nesta segunda-feira.

Desde a reabertura dos casos por violações dos direitos humanos em 2006, os tribunais argentinos emitiram 136 decisões relacionadas com esses crimes, segundo um relatório da Procuradoria de Crimes contra a Humanidade divulgado hoje pelo portal Infojus, ligado ao Ministério da Justiça da Argentina.

Nessas decisões judiciais, de 613 pessoas investigadas, 563 foram consideradas culpadas e apenas 50 foram inocentadas.

Há ainda 16 julgamentos em andamento, entre eles o caso que julga os chamados “voos da morte”, nos quais prisioneiros vivos eram jogados no Rio da Prata. E também o referente à Operação Condor, estipulada pelas ditaduras sul-americanas para perseguir opositores políticos fora de seus próprios países.

São 970 acusados presos, com a maioria (57%) em unidades penitenciárias, 40% em prisão domiciliar, 1,5% em dependências das forças de segurança e o restante em hospitais do país. Há ainda 45 foragidos, entre os quais dois que fugiram após serem condenados.

As leis que garantiam a impunidade do período ditatorial foram canceladas em 2003 pelo presidente Néstor Kirchner (2003-2007) e declaradas inconstitucionais três anos depois pela Suprema Corte.

Organizações de direitos humanos e partidos de esquerda lideram hoje manifestações no centro de Buenos Aires para homenagear as vítimas no 39ª aniversário do golpe militar. 

Jampa Web Jornal
EFE

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.