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O ponto cego nos retrovisores dos veículos...

Imagine duas situações distintas no trânsito onde você pode se envolver em um acidente em virtude da falta de uma simples regulagem nos espelhos retrovisores: A primeira situação ocorre no trânsito rodoviário, isto é, na estrada. 
Você trafega tranquilamente com seu veículo pela faixa da direita e, ao se aproximar de um veículo mais lento, indica através da luz de seta sua intenção de ultrapassagem, observa pelo retrovisor que nenhum veículo se aproxima de você e, ao iniciar a manobra é surpreendido com a buzina de um veículo que encontrava-se na faixa da esquerda. Ao retornar para sua faixa ainda tem que aturar os gestos raivosos daquele condutor. 
A segunda situação, você preso com seu veículo em um interminável congestionamento, percebe que a fila ao seu lado parece trafegar mais rápido e você, rapidamente aciona a luz de seta de seu veículo, observa pelo retrovisor que nenhum outro veículo se aproxima e inicia a troca de faixa de rolamento, momento em que é surpreendido pela forte pancada de uma motocicleta na lateral de seu veículo. Em poucos instantes, o que era para ser uma simples manobra de troca de faixa de rolamento transforma-se em um acidente com vítima grave ou até fatal envolvendo um motociclista.
A correta utilização dos retrovisores evita acidentes

Nas duas situações distintas apresentadas o fato que gerou as ações danosas à segurança no trânsito partiu da regulagem do espelho retrovisor. Os espelhos retrovisores são equipamentos de segurança indispensáveis à dirigibilidade do veículo e sua correta utilização evita acidentes. Grande parte dos sinistros envolvendo veículos, motocicletas, bicicletas e até pedestres, ocorre porque, em determinado momento dentro do contexto do trânsito, um desses elementos se encontra na trajetória do veículo, mas fora do alcance de visão do motorista. Todos os veículos possuem pontos cegos, e os riscos de sinistros variam de acordo com a regulagem do espelho retrovisor. No exemplo citado anteriormente um tipo de acidente comum de ocorrer se refere às motocicletas que trafegam pelo corredor formado entre os veículos nos congestionamentos. A motocicleta circula entre as faixas de rolamento, muito próxima dos demais veículos, escondendo-se no ponto cego do espelho retrovisor. O resultado disto é o alarmante número de motociclistas acidentados nas grandes metrópoles brasileiras.
motocicleta obstruída por ponto cego em um automóvel

Uma questão de conscientização coletiva
A situação piora quando nos referimos aos pontos cegos em retrovisores de caminhões e ônibus. Em virtude das dimensões destes veículos os sinistros envolvendo veículos de carga ou transporte coletivo se potencializam. Além da clara obrigação de condutores da conscientização sobre a regulagem dos retrovisores, cabe também aos condutores a percepção de que o condutor do veículo que trafega ao seu lado pode ter se equivocado na percepção dos demais veículos em virtude do retrovisor mal ajustado. Ao trafegar próximo a caminhões observe como o motorista do caminhão não consegue uma boa visualização de seu veículo, se você estiver próximo demais do caminhão.

caminhões também apresentam ponto cego

Nos congestionamentos é fundamental que o condutor sinalize com antecedência sua intenção de trocar de faixa de rolamento e observe atentamente o retrovisor antes de realizar a manobra. Os faróis dos demais veículos quando acionados também dificultam a percepção do trânsito e ofuscam a visão das motocicletas que eventualmente trafegam pelo corredor.
Automóvel em ponto cego

Como regular o retrovisor de forma correta
Para se diminuir os pontos cegos nos retrovisores, é necessário que o condutor regule corretamente a posição de seus espelhos. Importante ressaltar que um retrovisor devidamente regulado não elimina completamente a incidência de pontos cegos cabendo ao condutor maior atenção antes de efetuar qualquer manobra com seu veículo. Para esta matéria citamos os estudos realizados pela CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) acerca do assunto. Antes de qualquer tipo de regulagem é fundamental que o condutor, de qualquer veículo, obedeça às seguintes recomendações:

  • Evite deixar objetos mal acomodados ou sobre o porta-pacotes traseiro, utilize o porta-malas ou os assentos dos bancos para isso, desde que devidamente fixados.
  • Evite colar adesivos nos vidros traseiros, pois eles reduzem a visibilidade.
  • Na ausência de ocupantes, abaixe os encostos de cabeça do banco traseiro. Essa prática beneficia a visibilidade pelo vidro traseiro.
Todo acessório, seja destinado à personalização visual ou de áudio, deve respeitar o campo destinado à visão e seguir determinados critérios de instalação. Seguem alguns exemplos:
  • Instalação de aerofólio – este acessório deve ser o mais baixo possível quando se tratar de um veículo sedan e, quando se tratar de veículo hatch, deve ser instalado sem sobreposição com a serigrafia superior do vidro vigia traseiro;
  • Instalação de break-light – este equipamento deve ser o menor possível e, preferencialmente, instalado na região superior do vidro traseiro;
  • Instalação de alto-falantes traseiros – O ideal é aproveitar os espaços laterais destinados originalmente para isso. Só em último caso deve ser instalado no porta-pacotes traseiro, e ainda assim, o mais baixo possível;
  • DVD/CD player – quando destinados aos ocupantes traseiros, sua instalação deve ser feita atrás do encosto de cabeça dos bancos dianteiros.
  • Evite modificação na suspensão, tornando a dianteira do veículo mais baixa do que a traseira, o que prejudica a visibilidade traseira e pode inutilizar os ajustes dos espelhos retrovisores externos, comprometendo a visibilidade lateral.
  • Quando houver um ocupante no banco traseiro, a melhor localização para ele é sentado imediatamente atrás do motorista; no caso de dois, devem permanecer mais próximos das laterais do veículo.
  • Sempre que houver a alteração de peso/carga transportada pelo veículo, o condutor deve verificar se há a necessidade de novo ajuste dos espelhos retrovisores.
  • Havendo a necessidade de substituição do parabrisa ou do vidro traseiro, prefira os originais, reduzindo o risco de deformações em suas superfícies que geram distorções sobre o campo visual.
  • O sensor de estacionamento oferece vantagem na redução do risco de acidente por visibilidade envolvendo manobras traseiras; entretanto, cada veículo possui um alcance diferenciado que deve ser conferido no manual do proprietário.
  • A maioria dos retrovisores internos possui um importante recurso na melhoria da visibilidade noturna, chamado antiofuscante, que evita a reflexão excessiva dos fachos de luzes e a conseqüente perda momentânea da visão e seus riscos. Seu acionamento pode ser manual ou automático.
  • Evite deixar os vidros embaçados, principalmente em dias chuvosos. Quando não for possível a ventilação, direcione o fluxo de ar ao parabrisa (se possível, ligue o ar condicionado para acelerar o desembaçamento) e utilize o desembaçador traseiro. Uma solução caseira, para diminuir embaçamento dos vidros, é passar água misturada com um pouco de detergente ou sabonete líquido, numa mistura que não faça espuma.
  • A existência de “penduricalhos” presos ao retrovisor interno compromete a visibilidade frontal, além de muitas vezes provocar a distração do motorista, pois aumenta a área de obstrução. Evite também instalar acessórios, como medidores e telas de DVDs players. Manter a originalidade é sempre a melhor opção.
  • Mantenha a originalidade dos espelhos retrovisores, evite alterações de apelo esportivo que modifiquem a área dos espelhos e sua posição relativa ao veículo, pois isso aumenta os pontos cegos.
  • A utilização de películas nos vidros pode comprometer a visibilidade, ainda mais se estiver fora das especificações legais. Fique atento à sua segurança ao dirigir e à respectiva legislação vigente que estabelece limites de transparência.
  • Em dias chuvosos, é fundamental que as palhetas dos limpadores cumpram sua função, assegurando a preservação da visibilidade. Ao sinal de ressecamentos, vibrações ou ruídos causados pelo uso dos limpadores, verifique o estado das palhetas e, se necessário, troque-as.
  • Não permaneça com seu veículo nas laterais de caminhões e ônibus.
    Se você não visualizar o rosto do motorista em seu retrovisor lateral, ele também não pode ver você.
  • · Motoristas de caminhões e ônibus necessitam abrir mais espaço para a esquerda para fazerem uma curva a direita em segurança e vice versa. E nestes casos não podem ver carros espremendo-se entre eles e a calçada. (meio-fio). Esteja seguro de que esteja dando a caminhões ou a ônibus o suficiente espaço para virarem a direita.
Ponto cego em ônibus

Acompanhe abaixo a regulagem correta para cada tipo de veículo:
Automóveis – Regule a abertura do espelho para a posição em ângulo aberto em relação ao veículo. Quanto mais aberto melhor será a visualização traseira. Não regule o retrovisor de forma que visualize a traseira de seu veículo. O ideal é que a traseira não apareça no reflexo do espelho.
O motociclista deve regular de forma correta os espelhos retrovisores

Motocicletas – Os retrovisores devem estar instalados de forma que reflitam o que ocorre atrás do motociclista. Não troque os espelhos para modelos considerados esportivos com dimensões menores ou que o corpo do motociclista acabe obstruindo o reflexo. Vide matéria… http://mundotransito.com.br/index.php/2011/11/22/a-ilegalidade-dos-pequenos-retrovisores/
retrovisor “olho de boi” é um bom auxílio para os condutores

Caminhões e ônibus – Entre os pontos cegos encontrados em caminhões e ônibus citamos os pontos gerados pelo formato da carroceria (capô) e as dimensões das colunas dianteiras, além da inclinação e largura destes itens. Nas laterais o posicionamento incorreto e até a falta de retrovisores suficientes para o auxílio ao motorista são preponderantes para a geração de um sinistro de trânsito. Necessário que todos os espelhos estejam devidamente regulados para minimizar os efeitos do ponto cego e se necessário o condutor deverá providenciar a instalação de retrovisores auxiliares que forneçam o reflexo dos veículos que trafegam colados aos caminhões e ônibus e espelhos convexos, que fornecem uma amplitude de visão maior que os tradicionais.
Jampa Web Jornal - Fonte: Mundo Trânsito

Um comentário:

  1. Olá tudo bem?
    Que tal um produto novo muito simples para ver o que está no ponto cego, sem desviar atenção do veículo que está na frente.
    https://www.youtube.com/watch?v=sYc0vW3nM3M

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