10 cursos online e gratuitos para empreendedores iniciantes | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

10 cursos online e gratuitos para empreendedores iniciantes

Quer empreender, mas não sabe como começar? Aprender o bê-á-bá com instituições e personalidades de renome pode ser um bom primeiro passo. 

Mas, para muitos empreendedores iniciantes, nem sempre é possível pagar um curso ou frequentar aulas presenciais. Por isso, selecionamos 10 cursos online e gratuitos para os que irão empreender pela primeira vez. 

Saber o básico sobre empreendedorismo, perceber uma boa ideia, conseguir investimentos, gerenciar projetos, negociar, pensar estrategicamente, entender seu cliente: está tudo aqui. Veja, a seguir, os detalhes de cada curso:

Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 16 horas
Idioma: português

O curso é destinado para quem quer iniciar um negócio, adquirir noções básicas de como gerir um empreendimento ou melhorar uma empresa que já existe.

Nele, há conceitos de mercado, finanças e empreendedorismo, além do desenvolvimento de atitudes que compõem o perfil de um empreendedor.

Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 30 horas
Idioma: português

As aulas têm como objetivo transmitir princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo úteis para abrir pequenos negócios. Além de ensinar o que e como fazer para iniciar um empreendimento, o curso dá noções de produtos e serviços de qualidade e técnicas para elaborar pesquisas de mercado.

Instituição: University of California - Irvine (Coursera)
Quando: a qualquer hora
Carga horária: de 4 a 8 horas de vídeos, leituras e testes 
Idioma: inglês

O curso trabalha com tópicos como: avaliação de criatividade, oportunidade e viabilidade; estratégias para novos negócios; a importância de um plano de negócios e como ser bem sucedido em um novo empreendimento.

Instituição: University of Maryland (Coursera)
Quando: de 27 de abril até 30 de maio
Carga horária: de 3 a 5 horas por semana
Idioma: inglês

As aulas pretendem ensinar como identificar e desenvolver ótimas ideias em ótimas companhias, vendo as necessidades reais dos clientes. O objetivo é desmistificar a construção de uma startup e ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para perceber oportunidades inovadoras e agir.

Uma das sessões do curso começou no dia 6 de abril e a próxima sessão começa no dia 27 de abril. Todas as semanas, o curso terá uma tarefa a ser cumprida para reforçar o aprendizado, além dos vídeos.

Instituição: University of Maryland (Coursera)
Quando: de 20 de abril até 30 de maio
Carga horária: de 3 a 5 horas por semana
Idioma: inglês

As lições, uma continuação do curso anterior, são para futuros ou atuais empreendedores que querem entender como conseguir um investimento para seu negócio. O curso ensina as diversas fontes de financiamento, seus contratos e como negociar. Também mostra como vender sua ideia de empreendimento a investidores. Haverá tarefas todas as semanas para reforçar o aprendizado, e novas sessões serão abertas em maio, junho e agosto.

Instituição: iPed
Quando: turma disponível em 07/04/2015
Carga horária: 20 horas para o plano grátis
Idioma: português

O plano de negócios é muito importante para a empresa se apresentar para possíveis investidores. O objetivo do curso do iPed (Instituto Politécnico de Ensino à Distância) é ensinar a elaborar a apresentação do seu negócio em todos os aspectos: atividades, mercado, financiamento, recursos, fluxo de caixa e lucro.

O iPed oferece três planos para fazer o curso: grátis, plus e premium. O premium custa 129,90 reais.

Instituição: University of Virginia (Coursera)
Quando: de 20 de abril a 30 de maio
Carga horária: de 2 a 4 horas por semana 
Idioma: inglês

Os projetos estão sempre ao nosso redor - principalmente se você é ou quer ser um empreendedor. Saber gerenciá-los ajuda a encontrar ideias, a organizar o fluxo de atividades e a diminuir possíveis riscos.

O curso é uma introdução aos conceitos-chave para planejar e executar projetos. Nele, o aluno aprende a identificar fatores que fazem o projeto ser bem sucedido e como planejar, analisar e gerenciar. As aulas incluem vídeos, estudos de caso, discussões online e testes de aprendizado semanais.

Instituição: University of Michigan (Coursera)
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 8 horas e meia de vídeos 
Idioma: inglês

Negociar também é algo que está presente no cotidiano de todos, mais ainda no do empreendedor. Sem contratos lucrativos, nenhum negócio consegue prosperar. O curso dá uma introdução prática a estratégias e habilidades que resultam em negociações bem sucedidas, na vida pessoal e profissional.

Instituição: University of Virginia (Coursera)
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 10 horas de vídeos 
Idioma: inglês 

O curso ensina as teorias e modelos para uma estratégia de negócios de sucesso. A análise estratégica é fundamental para que o empreendedor veja qual é a concorrência no ramo em que quer competir e saiba se posicionar. Os vídeos têm exemplos de casos de grandes empresas, como o Google, a Apple e a Disney.

Instituição: MIT (edX)
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 4 horas por semana (para seis semanas)
Idioma: inglês

Você até pode ter uma ideia de negócio, mas sabe quem é que vai comprá-la? Essa é a pergunta que o MIT faz aos seus estudantes. Para a instituição, o cliente é o principal recurso de uma startup. O curso ensina, por meio das histórias dos empreendedores do MIT, como ir de uma ideia ou tecnologia para o entendimento de quem irá comprar seu produto e por quê.

Jampa Web Jornal
Mariana Fonseca/Exame

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.