Previsão para países emergentes é levemente pior em 2015, diz FMI | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Previsão para países emergentes é levemente pior em 2015, diz FMI

A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde: ela ressalta que países como Brasil, Índia e África do Sul precisam se focar em reformas no setor de educação

São Paulo - As previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) para economias emergentes e em desenvolvimento estão levemente piores em 2015 do que no ano passado, de acordo com a diretora-gerente da instituição, Christine Lagarde.

Para enfrentar os desafios, a dirigente ressaltou a necessidade de reformas estruturais e disse que os emergentes precisam ganhar mais espaço em instituições econômicas internacionais.

Ao ressaltar que os países do grupo possuem uma grande diversidade, Lagarde disse que a queda nos preços das commodities é um dos principais obstáculos para essas economias.

Entre os exemplos, ela afirmou que Brasil está em estagnação, enquanto a Rússia enfrenta dificuldades econômicas.

A China, por sua vez, está desacelerando, mas cresce de maneira mais sustentável, tendo em vista as reformas em curso no país. A Índia, por outro lado, está um ímpeto positivo.

A dirigente ressalta que países como Brasil, Índia e África do Sul precisam se focar em reformas no setor de educação, mercado de trabalho e produtos de mercado.

Enquanto isso, Rússia e Indonésia devem trabalhar com ganhos de produtividade ao reduzir limites de investimentos e ao melhorar o sentimento das empresas.

Na China, as pequenas empresas desempenham um papel fundamental na economia em termos de produção, emprego, receitas fiscais e inovações.

No entanto, Lagarde alerta que o acesso ao financiamento continua a ser um obstáculo fundamental, que o governo está tentando resolver.

A dirigente também alertou que alguns países emergentes enfrentam ameaças financeiras.

Os juros baixos e as políticas acomodatícias elevaram a tolerância ao risco entre os investidores e um futuro aperto monetário do Federal Reserve pode trazer turbulência para os mercados. Outro fator que pode prejudicar alguns países é a alta acentuada do dólar.

Jampa Web Jornal
Lucas Hirata, do Estadão Conteúdo

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.