Rebeldes das Farc dizem que não podem ser julgados como 'criminosos comuns' | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Rebeldes das Farc dizem que não podem ser julgados como 'criminosos comuns'

HAVANA (Reuters) - Os rebeldes colombianos das Farc não podem ser submetidos ao mesmo processo judicial de "criminosos comuns", segundo os termos de um possível acordo de paz, disse o grupo marxista nesta sexta-feira.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) fizeram a declaração após o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, ter dito em entrevista que o maior obstáculo para a assinatura de um acordo de paz era fazer com que o grupo aceitasse ser levado à Justiça, após 50 anos de guerra.

"Você não pode dar a rebeldes um tratamento que foi projetado para grupos criminosos", disseram as Farc num comunicado lido pelo negociador dos guerrilheiros Pablo Catatumbo, no início da mais recente rodada de negociações em Havana.

"O presidente disse que a justiça é um problema. É verdade que se trata de um problema de corrupção, impunidade e degradação moral", disse Catatumbo.

Os guerrilheiros têm reiterado ao longo dos mais de dois anos de negociações de paz que não vão se submeter a penas de prisão, enquanto Santos tem dito que não haverá acordo que permita a impunidade de crimes como assassinato, estupro, despejos forçados e tráfico de drogas.

"Queremos o máximo de justiça que nos permita alcançar a paz", disse Santos à Reuters nesta semana. "Prisão não necessariamente significa estar atrás das grades... Prisão pode ser definida de muitas maneiras."

Os negociadores chegaram até agora a acordos parciais sobre reforma agrária, o fim do comércio ilegal de drogas e a participação política de ex-rebeldes. Agora, eles lidam com temas mais espinhosos, como a reparação de vítimas e a desmobilização.

Jampa Web Jornal
Reuters

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.