Ricardo Coutinho discute ampliação de parceria entre Governo do Estado e Unicef | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Ricardo Coutinho discute ampliação de parceria entre Governo do Estado e Unicef

O governador Ricardo Coutinho recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), na Granja Santana, em João Pessoa, a equipe do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para a construção de uma agenda de atividades em prol das crianças e adolescentes da Paraíba. 

Na ocasião, foi rediscutida a parceria da instituição com o Governo da Paraíba dentro do contexto Selo Unicef Município Aprovado, além da articulação de uma agenda conjunta com os municípios do Semiárido Brasileiro. O objetivo é fazer com que o Estado, juntamente com os municípios, possa avançar ainda mais na garantia dos direitos da infância e adolescência.

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho disse que vai continuar à disposição da equipe do Unicef e que dará todo apoio para continuar acompanhando os indicadores dos municípios paraibanos avançando ainda mais na garantia dos direitos de crianças e adolescentes do Estado. Ele informou também que mais de R$ 200 milhões são repassados aos municípios paraibanos para que eles melhorem os indicadores.

O representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, afirmou que a parceria com o Governo do Estado vem de longas datas e que já renderam bons frutos, lembrando ainda que o primeiro Escritório do Unicef no Brasil foi implantado na Paraíba no ano de 1950. “Nossa parceria é muito forte e estamos trabalhando mais de 80% dos municípios da Paraíba e hoje a gente deu o primeiro passo para avançar nesta parceria e tenho certeza que muitos municípios paraibanos vão ganhar o Selo Município Aprovado”, enfatizou Gary Stahl.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos de Meneses, também participou da reunião na Granja Santana com os representantes do Unicef e disse que a instituição reconhece o governador Ricardo Coutinho como um dos governadores mais comprometidos com a causa da infância e da juventude. Ela disse também que o papel dele para esta temática é fundamental para elevar as Políticas Públicas na área da criança e da adolescência.

“Atualmente o maior problema vivido pelo Estado e pelo Brasil como um todo é a questão da violência envolvendo crianças e adolescentes, e estamos criando políticas públicas para que eles percebam que o caminho para os jovens não é a marginalidade junto ao tráfico e sim a cidadania. Um exemplo dessa mudança é o Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima), criado pelo Governo do Estado em 2012”, observou a secretária.

Aparecida Ramos lembrou que o Prima foi implantado pelo Governo do Estado em 2012, e tem polos em João Pessoa (Alto do Mateus, Mandacaru e Bairro dos Novais), Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha e Itaporanga. Ao todo, são mais de 1,5 mil alunos envolvidos.

Participaram da reunião na Granja Santana, o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl; o chefe da Plataforma Semiárido do Unicef, Robert Gass; e Jane Santos, chefe do Escritório do Unicef, responsável pelos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, além da secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos.

Selo Unicef - O Selo Unicef foi criado originalmente como instrumento de mobilização para apoiar, monitorar e reconhecer os impactos das políticas públicas municipais na vida das crianças e adolescentes do semiárido.

O ‘Selo Unicef Município Aprovado’ é uma estratégia para promover os direitos das crianças e adolescentes. É um investimento no desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e dos atores locais e em uma mobilização social em favor do desenvolvimento municipal. Inscritos no Selo, os municípios assumem o compromisso de melhorar as condições de vida das crianças, adolescentes e das suas famílias. Os municípios que conseguem os maiores avanços obtêm um reconhecimento internacional: o Selo Unicef Município Aprovado.

Ao todo, o processo do Selo Unicef dura cerca de 30 meses, período em que o município se mobiliza para traçar e alcançar metas, desenvolver projetos em busca dos objetivos pactuados e acompanhar a situação da infância e da adolescência tanto por meio da análise dos indicadores quanto em fóruns participativos e outras atividades.

O Selo Unicef é baseado em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. O eixo de Impacto Social avalia as condições de vida de crianças e adolescentes dos municípios relacionados com oito indicadores de saúde, educação e assistência social.

Jampa Web Jornal
Secom

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.