Tinta ilumina células cancerígenas | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Tinta ilumina células cancerígenas

Investigadores vão experimentar em humanos uma tinta que ilumina as células cancerígenas no cérebro e que pode ser um auxiliar precioso para os cirurgiões.

A ideia é que a tinta, criada a partir de dois químicos, se junte às células cancerígenas, iluminando essa zona e ajudando os cirurgiões a saber onde têm de intervir para curar ou mitigar os efeitos do cancro. De acordo com a Popular Science, a tinta é composta por clorotoxina, uma proteína que deriva do veneno do escorpião que atua junto dos receptores e uma segunda proteína não tóxica que torna as células fluorescentes quando expostas a luzes infravermelhos.

O projeto está a ser testado em humanos, depois de ter sido aplicado com sucesso em cobaias nos laboratórios. Em alguns dos primeiros testes, os investigadores conseguiram injetar a tinta nas veias do paciente e verificaram que a substância passou as barreiras do cérebro que o protegem contra químicos nocivos. A tinta conseguiu agarrar-se às células cancerígenas que estavam profundamente enraizadas e os cirurgiões até tiveram de remover parte de tecido saudável para chegarem até lá e constatarem que funciona mesmo e que a zona estava fluorescente, quando exposta a luz infravermelhos, noticia a Popular Science.

O objetivo dos investigadores do Cedars Sinai Medical Center em Los Angeles é que a tinta possa ser usada também para outros tipos de tumores. 

Jampa Web Jornal
Exame informática

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.