TRAGÉDIA: Naufrágio no Mediterrâneo pode ter matado 400 pessoas | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

TRAGÉDIA: Naufrágio no Mediterrâneo pode ter matado 400 pessoas

Barco afundou 24 horas depois de deixar a Líbia

Um naufrágio ocorrido no último fim de semana no mar Mediterrâneo teria deixado cerca de 400 mortos, segundo depoimentos colhidos pela ONG Save the Children com sobreviventes da tragédia.   

A embarcação clandestina que levava imigrantes ilegais à Itália afundou aproximadamente 24 horas depois de zarpar da Líbia, na costa africana, e foi socorrido pela Marinha do país europeu. As pessoas que foram resgatadas desembarcaram nesta terça-feira (14) em Reggio Calabria ao lado de centenas de indivíduos tirados de outros barcos.    

De acordo com a mesma ONG, entre os dias 11 e 13 de abril, mais de 5.100 imigrantes chegaram à Itália em 18 desembarques realizados na Sicília, na Calabria e na Púglia. Entre eles estavam 450 crianças, 317 delas desacompanhadas.    

"Muitas viveram experiências atrozes de violência e perderam amigos, parentes e seus pais, incluindo nos últimos naufrágios. Segundo relatos, a situação na Líbia está cada vez mais fora de controle. É fundamental garantir um acolhimento adequado e o necessário suporte psicológico, principalmente aos mais vulneráveis", declarou Valerio Neri, diretor-geral da Save the Children.    

No início de março, a agência da União Europeia para controle de fronteiras (Frontex) já havia alertado que entre 500 mil e 1 milhão de pessoas estão prontas para deixar a Líbia rumo à Europa ao longo de 2015. Como a Itália está a menos de 300 km de distância por água da nação africana, acaba sendo a principal porta de entrada para imigrantes ilegais no continente.    

Se o número de vítimas do naufrágio do fim de semana estimado pela ONG for confirmado, terá sido a pior tragédia do tipo no Mediterrâneo desde 3 de outubro de 2013, quando um barco clandestino afundou no Canal da Sicília e matou 366 pessoas, incluindo 41 crianças.

Jampa Web Jornal
Agência ANSA

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.