É mito ou verdade? 10 coisas que você realmente precisa saber sobre o HIV e a Aids | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

É mito ou verdade? 10 coisas que você realmente precisa saber sobre o HIV e a Aids

Só gay pega? HIV e Aids têm diferença? É possível viver com a doença?

Dezembro Vermelho vem aí, mês que busca conscientizar o mundo todo sobre prevenção e combate ao vírus do HIV e à Aids. Tratado como tabu, muitas dúvidas rodeiam esse tema tão importante, e a maioria das respostas que circulam no boca a boca, pode apostar, estão erradas ou equivocadas.

Para esclarecer seus questionamentos, caro leitor, o Catraca Livre foi atrás dessas respostas com quem realmente sabe do assunto e vive isso na pele - ou melhor, no sangue! Conversamos com Gabriel Estrëla, soropositivo e coordenador do Projeto Boa Sorte, que difunde informações sobre a doença. Se liga:

HIV e Aids são a mesma coisa?

Mito. "O HIV é um vírus que causa uma infecção. A infecção por HIV, se não for controlada, leva à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) que é um quadro em que o CD4 (um tipo de células de defesa do organismo) está em níveis baixos e, por isso, surgem co-infecções, chamadas de doenças oportunistas. Todo mundo que está com Aids tem o vírus, mas nem todo mundo que vive com HIV vai desenvolver Aids. Hoje em dia, o tratamento consegue, na maioria dos casos, promover saúde com conforto e dignidade para os pacientes nunca desenvolverem o quadro e, mesmo que desenvolvam, há alternativas para reverter o caso de Aids."

Quem tem Aids é magrelo e cheio de manchas?

Mito. "As duas principais características físicas dos casos de Aids das décadas de 1980 e 1990 eram manchas no corpo, causadas por um câncer raro de pele chamado sarcoma de Kaposi, e a lipodistrofia, um acúmulo incomum da gordura do corpo e face causado por um remédio. Hoje em dia, com o tratamento, o câncer voltou a ser raro, enquanto os medicamentos evoluíram e não causam mais a lipodistrofia."

Aids é doença de “viado”?
Mito dos mitos. "Qualquer pessoa que faça sexo [pode adquirir o vírus]. Homens e mulheres, heterossexuais, homossexuais e bissexuais – realmente não importa o que (ou quem, ou como) você faz na cama, se for sem proteção, há o risco de transmissão."

Só pega Aids se houver penetração?

Mito. "Quando falamos de HIV não podemos ser hipócritas quanto às nossas práticas sexuais. Nunca ouvi falar, durante este tempo de ativismo e oficinas em escolas, de pessoas que façam sexo oral com camisinha. O que sempre ressalto é que, no sexo oral, a chance de pegar HIV é pequena, mas há outras doenças, como a sífilis, que são preocupantes e transmitem por essa via com mais facilidade. Não podemos basear nossa prevenção só no HIV ou na possibilidade de engravidar. Usar a camisinha é uma escolha – mas ela tem de ser consciente de todos os riscos envolvidos."

É melhor ter HIV para poder transar sem camisinha sempre?

Really? MITO. "Ter HIV não isenta automaticamente a necessidade de usar camisinha. Primeiro, você pode se infectar com outras DSTs e isso pode comprometer muito o tratamento. Segundo, você pode infectar outras pessoas. Por mais que eu viva bem com o vírus, não desejo a ninguém passar pelo processo que eu passei. Contrair HIV não é só se infectar com um vírus - é também vestir na pele os estigmas de três décadas de epidemia. Não deve ser tomado de forma leviana."

Pode beijar, abraçar e amar o coleguinha soropositivo?

Verdade. "É assustador que ainda hoje as pessoas tenham essa dúvida - mas elas têm mesmo, e nunca devemos culpá-las por não ter informação. Não é NEM UM POUCO arriscado beijar, abraçar, tocar, compartilhar copos e talheres, roupas de cama e toalhas com uma pessoa vivendo com HIV."

Se o exame de sangue deu negativo, posso ficar de boa?

Mito. "O teste de HIV não é imunizante. Ainda não existe vacina. E o vírus não é a única infecção que a atividade sexual de risco pode transmitir. Não dá pra ficar "sossegado", porque sempre existiu e vão existir sífilis, gonorreia, HPV, herpes, clamídia... Sem falar no coração da gente - sexo [sem proteção] nunca vai ser 100% seguro!"

Os remédios são gratuitos?

Verdade. "Os antirretrovirais para tratamento do HIV são gratuitos. A PEP é gratuita, e a PrEP (tratamento contínuo para evitar a infecção por HIV, de forma similar à pílula anticoncepcional) quando chegar ao mercado brasileiro também será gratuita."

Transei sem camisinha. Agora tenho HIV?

Não é verdade, mas fique de olho! "Transar sem camisinha pode sim expor ao HIV, ou seja, colocar você em contato com o vírus. A infecção vai depender da quantidade de vírus a que você foi exposto, o tipo de vírus e o seu próprio organismo. Na dúvida, as pessoas podem procurar a PEP (tratamento de 28 dias que não deve ser usado de forma contínua, e se mostrou eficiente em evitar a infecção por HIV) em até 72 horas após uma relação sexual de risco."

É impossível viver bem com a doença?

Bullshit! "O que não dá é pra viver com o preconceito. Os medicamentos evoluíram muito, e temos no Brasil várias opções. O problema é o preconceito, que cria barreiras ao tratamento. Inclusive, quando o gay é tachado de 'grupo de risco', o heterossexual sofre também, uma vez que o hétero deixa de fazer teste porque não entende que está vulnerável - ele esconde sua sorologia porque não quer ser tachado de gay. O machismo e a homofobia fazem vítimas em todos nós, mesmo os que praticam, mesmo os que não entendem o quanto nossa sociedade está ferida por esses atrasos."

Jampa Web Jornal

Um comentário:

  1. quero apresentar este médico que me curou e me salvar da doença do HIV, com poderes espirituais milagrosos, poderes de cura à base de plantas e ervas medicinais de
    plantas naturais de ervas.GREAT DR. O PAPA é um curandeiro herbalista líder em todo o continente africano. Eu uso remédios herbais naturais puros e seus poderes ancestrais para curar e resolver todas as doenças, infecções, bem como
    resolvendo todos os problemas na natureza da humanidade, EU SOU BÊNÇÃO Com um dom muito poderoso para curar pessoas, eu uso a medicina tradicional e o PRODUTO Natural para curar o HIV e a AIDS,
    MADNESS, CANCER ETC, fitoterápicos tradicionais são frequentemente usados ​​como tratamento primário para o HIV / AIDS e para problemas relacionados ao HIV, incluindo distúrbios dermatológicos, náusea, depressão, insônia e fraqueza. Medicamentos fitoterápicos são frequentemente usados ​​como tratamento primário para o HIV / AIDS e para problemas relacionados ao HIV. Para maiores informações entre em contato pelo email: greatpapax@gmail.com ou entre em contato via whatsapp +2348106431263.
    1) Doença de qualquer tipo
    2) Ajudar a curar hepatite B, câncer de HIV / AIDS e BIPOLAR
    3) Divórcio, Breakup problem e To Re-unit
    4) problema de gravidez
    5) Problema financeiro e promoção do emprego
    6) Para obter um bom e rico parceiro de vida
    7) para perder seu wath
    8) ao aumento do pênis

    email de contato: greatpapax@gmail.com
    entre em contato com ele via whatsapp +2348106431263.

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.