Paraíba tem 65 novas notificações de microcefalia em uma semana, diz MS | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Paraíba tem 65 novas notificações de microcefalia em uma semana, diz MS

Até o boletim de terça-feira (12), estado tinha registrado 569 casos. Estado continua sendo o segundo no Brasil em número de notificações.
No período de uma semana, a Paraíba registrou mais 65 casos suspeitos de microcefalia, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde na terça-feira (12). Com o aumento, o estado paraibano passa de 504 para 569 casos de microcefalia. Desde o início do monitoramento de casos de microcefalia no Brasil, foram registrados 3.530 casos suspeitos da malformação possivelmente ligados ao Zika vírus em recém-nascidos.

No ranking dos estados com maior número de casos, a Paraíba ocupa a segunda colocação, ficando atrás somente de Pernambuco, que tinha 1.236 casos até o boletim do Ministério da Saúde ser divulgado na terça-feira. De acordo com o Ministério, 20 estados brasileiros já apresentaram casos de microcefalia.

O boletim do Ministério da Saúde também informou resultados da investigação laboratorial de quatro morte ocorridas de crianças com malformação congênita no Rio Grande do Norte, que tiveram relação com o vírus Zika confirmados.

Esses casos estavam sendo investigados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), que enviou os resultados ao governo brasileiro. A principal hipótese discutida para o aumento de casos de microcefalia está relacionada a infecções por Zika vírus, que foram identificadas pela primeira vez no país em abril do ano passado.

O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a dengue e o chikungunya.
Em novembro, o Ministério da Saúde declarou emergência em saúde pública para dar agilidade às investigações, que são realizadas de forma integrada com as secretarias estaduais e municipais de saúde. Na Paraíba, o combate ao mosquito já envolve até mesmo o Exército, em uma grande força-tarefa que visa chegar aos locais considerados de risco para a proliferação do vetor.

Jampa Web Jornal
Mapa da distribuição de casos de microcefalia associados ao zika (Foto: Ministério da Saúde)

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.