Cazuza: se estivesse vivo, o exagerado do rock nacional completaria 58 anos. Relembre sucessos | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Cazuza: se estivesse vivo, o exagerado do rock nacional completaria 58 anos. Relembre sucessos


Letras de Cazuza tem espaço para romance, curtição e política.

Exagerado, irreverente, talentoso, carismático e provocador. Esse era Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza. Ícone do rock nacional nos anos 1980 à frente do Barão Vermelho, o cantor teve ainda carreira solo de sucesso, com hits que perduram até hoje. Se estivesse vivo, o músico completaria 58 anos nesta segunda-feira (04).

Com influências que vão de Mick Jagger a Ney Matogrosso, Cazuza soube como poucos incorporar elementos como a música negra e a MPB ao rock. Mesmo já debilitado pela Aids, que viria a tirar sua vida em 1990, conseguiu gravar um disco inteiro, Burguesia, de 1989.

Para comemorar a data, relembramos cinco dos maiores hits do poeta. Confira:

Pro Dia Nascer Feliz

Lançada em 1983, foi o primeiro grande sucesso do Barão Vermelho, que contava ainda com o guitarrista Frejat. Chegou a ser regravada por Ney Matogrosso. No Rock in Rio de 1985, a banda se apresentou no dia em que Tancredo Neves, o primeiro presidente civil eleito no fim da Ditadura Militar, era eleito pelo Congresso.


Bete Balanço

Lançada em 1984, é até hoje um dos maiores sucessos do Barão. Foi composta para ser parte da trilha do filme de mesmo nome, protagonizado por Débora Bloch.


Exagerado

Primeiro single da carreira solo do cantor, foi originalmente composta para o então novo disco do Barão Vermelho, antes da saída de Cazuza. A história de amor da música fez sucesso e até hoje ela é uma das mais relembradas pelos fãs.


Codinome Beija-Flor

O amor de Cazuza é exagerado, mas também é poético. Na canção, ele canta para uma paixão não-identificada. "Eu protegi o teu nome por amor", diz.


Ideologia

Lançada no disco de mesmo nome, de 1988, continua uma das composições mais atuais de Cazuza. Chegou a ser eleita música do ano pelo Prêmio Sharp, que no ano seguinte premiou Brasil, do mesmo álbum.


Jampa Web Jornal  
Fonte: Diário de Pernambuco/Foto: Vivacazuza.org/Divulgação

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.