DIREITOS HUMANOS: Projeto vai identificar marcas psicológicas da ditadura em áreas de periferia | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

DIREITOS HUMANOS: Projeto vai identificar marcas psicológicas da ditadura em áreas de periferia


Movimentos sociais fazem manifestação em frente ao Congresso Nacional, lembrando os 50 anos do golpe militar que deu início à ditadura no Brasil, em 1964.

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, o grupo Margens Clínicas - que oferece atendimento psicológico a familiares e vítimas de violência policial - e o Instituto de Estudos da Religião lançaram na noite dessa terça-feira (5) o núcleo Clínica do Testemunho nas Margens, um projeto que pretende identificar e tratar as marcas psicológicas deixadas pela ditadura militar em regiões de periferia de municípios brasileiros.

Na capital paulista, o projeto vai trabalhar prioritariamente nos bairros de Perus, no noroeste, e Heliópolis, na zona sul, escolhidos por terem sido locais com histórico de resistência e luta social contra a ditadura. Um grupo de psicólogos e agentes treinados vai ouvir as pessoas com danos psicológicos impostos pelo regime de exceção entre os anos de 1946 e 1988.

“O encontro da memória com o elemento democrático nos ajuda a reconstruir as tessituras esgarçadas, os projetos de vida que foram arrebentados, permitir que a voz faça com que as pessoas se recoloquem”, destacou o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão.

Lançado no Centro Educacional Unificado (Ceu), em Perus, o projeto pretende ainda identificar como se dá a continuidade das políticas de violação dos direitos humanos nas periferias. “Esse projeto em Perus e Heliópolis é histórico porque vai acolher a narrativa desses tantos e tantos familiares, desses tantos afetados direta ou indiretamente pela violência do estado ditatorial. É um esforço de 'desnormalizar' a violência de Estado nas periferias”, disse Fábio Franco, da Coordenação Direito à Memória e Verdade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos da prefeitura de São Paulo.

A Comissão de Anistia destaca que o relatório final da Comissão Nacional da Verdade atestou que a violência de Estado não cessou com o fim da ditadura. Segundo a comissão, dados do Sistema de Informação de Mortalidade do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que esse tipo de violência é um problema de saúde pública, principalmente entre jovens de populações economicamente vulneráveis.

“A violência de Estado continua. A gente pensa que a ditadura acabou, ela acabou de uma forma, mas continua quando nós, principalmente nas periferias, ainda não conseguimos ter acesso a muitos dos direitos que pessoas que moram em bairros privilegiados já têm”, disse Jéssica Moreira, da Comunidade Cultural Quilombaque, e do Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus.

Segundo a Comissão de Anistia, este ano cinco núcleos de apoio psicológico serão instalados nas periferias de quatro capitais brasileiras.

Jampa Web Jornal
Fonte: Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil/Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil/Edição: Graça Adjuto

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.