Divulgada a fórmula de Isaac Newton para a imortalidade | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Divulgada a fórmula de Isaac Newton para a imortalidade


Fundação norte-americana torna público manuscrito do século XVII, escrito pelo físico, que descreve os passos para criar uma substância "mágica" que iria transformar metais em ouro e fazer-nos jovens para sempre.

A Chemical Heritage Foundation, uma fundação norte-americana sediada em Filadélfia, tornou público recentemente o conteúdo de um manuscrito do século XVII pertencente ao famoso físico Isaac Newton, conhecido por ser o “pai da gravidade”, ao lançar as bases da lei da gravitação universal, depois de uma maçã lhe ter caído na cabeça em 1666.

De acordo com a BBC News, o documento, que inclui descrições de experiências realizadas por Newton, além de escritos de outro químico bem conhecido, George Starkey, delineia uma receita para o “mercúrio filosófico”, que na época se pensava ser um ingrediente-chave na criação da mítica “pedra filosofal” ou fórmula para a imortalidade.

Obter uma pedra filosofal era um dos principais objetivos dos alquimistas na Idade Média. Acreditava-se que a substância “mágica” podia transformar em ouro qualquer “metal inferior” como chumbo, ferro e mercúrio. Além disso, havia a crença na sua propriedade de imortalidade, que nos tornaria jovens para sempre.

“Pensava-se que o mercúrio filosófico era uma substância que poderia ser usada para quebrar metais nas suas partes constituintes”, disse James Voelkel, curador de livros raros na Chemical Heritage Foundation, ao site Chemistry World.

A fórmula para o elixir da vida

O texto, escrito à mão por Isaac Newton em latim e em inglês, foi identificado como uma cópia de um documento anterior com o mesmo título, escrito pelo famoso alquimista do século XVII, Ireneu Filaleto (que pode ter sido um pseudónimo do químico formado em Harvard, George Starkey), que Newton usou como referência para as próprias experiências alquímicas.

Newton did this magic like it was science, & to him, that's what it was. #OthmerLibrary

A primeira versão conhecida impressa desta fórmula foi publicada em 1678, de forma que Isaac Newton pode ter escrito à mão a própria cópia antes disso.

Durante séculos, a pedra filosofal foi o objeto mais procurado da alquimia, até que os cientistas descobriram que essa prática e tudo o que ela prometia era totalmente impossível e nem sequer valia a pena perseguir.

Não está claro se Newton de facto chegou a tentar fazer a fórmula de mercúrio filosófico, mas James Voelkel afirma que “não teria sido estranho” se o físico tivesse tentado.

Jampa Web Jornal
Fonte: Aline Raimundo/TVi24/Foto: Reprodução Twitter

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.