Operação Panama Papers expõe presidentes e personalidades em paraísos fiscais | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Operação Panama Papers expõe presidentes e personalidades em paraísos fiscais


Vladimir Putin, Mauricio Macri, Lionel Messi, Michel Platini são alguns dos nomes que teriam usado os serviços da empresa.

Um vazamento de documentos, publicado neste domingo, expôs ativos financeiros de presidentes e personalidades mundiais em paraíso fiscais - uma lista que inclui o entorno do presidente russo, Vladimir Putin, o chefe de Estado argentino, Mauricio Macri, além de ídolos como Lionel Messi e Michel Platini, com implicações em escândalos como o investigado pela 'Operação Lava Jato'.

A investigação, denominada "Panama Papers" se baseou no vazamento de dados do escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca e na análise de milhões de documentos por mais de 370 jornalistas de mais de cem jornais em 70 países de todo o mundo.

Segundo a página na internet do International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ), um coletivo de jornalistas investigativos que revelou múltiplos escândalos, 12 chefes de Estado em exercício e que já deixaram os postos aparecem nas listas.

"Os documentos contêm novos detalhes sobre grandes escândalos, como o extenso caso de lavagem de dinheiro no Brasil e alegações de propina que abalaram a Fifa", diz um trecho da apresentação do documento no site.

Segundo o La Nación, jornal argentino que participou da análise dos documentos, "no Brasil, a Mossack Fonseca esteve envolvida no recente caso de propina e lavagem de dinheiro denominado 'Lava Jato'".

Nos documentos é mencionado o círculo próximo do presidente russo, Vladimir Putin, e sociedades ligadas ao presidente chinês, Xi Jinping, que tem afirmado sua determinação em combater a corrupção.

Nos arquivos também aparece o nome do presidente ucraniano, Petro Poroshenko, e do primeiro-ministro islandês, Sigmundur David Gunnlaugsson.

Outro que aparece nas listas é o presidente argentino Mauricio Macri.

"Macri integrou, juntamente com seu pai e seu irmão, Mariano, o diretório de uma sociedade 'offshore' registrada nas Bahamas desde 1998, identificada como Fleg Trading Ltda. Tratou-se de uma derivação da holding que os Macri tinham montado na Argentina e no Brasil", destacou o La Nación.

Segundo um comunicado do governo, o presidente Macri não tem, nem teve ações da empresa Fleg Trading.

"Esta sociedade, que tinha como objetivo participar de outras sociedades não financeiras como investidora ou holding no Brasil, esteve vinculada ao grupo empresário familiar e daí que o senhor Macri fosse designado ocasionalmente como diretor, sem participação acionária. Constou, sim, na declaração juramentada de seu pai, Franco Macri", acrescentou o governo em Buenos Aires.

"O senhor Mauricio Macri nunca teve, nem tem participação no capital desta sociedade", reforçou o comunicado oficial.

Na Venezuela, o capitão reformado do Exército Adrián Velázquez - ex-chefe de segurança do falecido presidente Hugo Chávez -, o general reformado Víctor Cruz Weffer, que dirigiu o plano piloto de ações sociais chavistas, e Jesús Villanueva, auditor da petroleira PDVSA estão entre os venezuelanos mencionados nas listas, reportadas nos sites ArmandoInfo, Runrunes e El Pitazo.

O primeiro teria aberto uma empresa de milhões de dólares em um paraíso fiscal nas ilhas Seychelles, mesma estratégia utilizada por Weffer - primeiro caso de corrupção do governo Chávez, acusado de desviar aproximadamente um milhão de dólares. Já Villanueva teria desviado fundos milionários para uma empresa panamenha.

Após a divulgação das informações, o governo do Panamá prometeu cooperar com a justiça.

"O governo do Panamá cooperará vigorosamente ante qualquer solicitação ou assistência que seja necessária, caso se desenvolva algum processo judicial", informou, em um comunicado, o Executivo panamenho.

Personalidades na berlinda

Na Espanha, o jornal El Confidencial e a emissora de televisão La Sexta reportaram que nos "Papéis do Panamá" aparecem mencionados o craque argentino Leonel Messi, o cineasta espanhol Pedro Almodóvar e Pilar de Borbón, tia do rei Felipe VI.

"Em 13 de junho de 2013, apenas um dia depois de conhecido que tinha evadido 4,1 milhões de euros", Messi e seu pai, Jorge Horacio Messi, "utilizaram um escritório uruguaio para construir uma sociedade panamenha, com a qual teriam continuado faturando seus direitos de imagem pelas costas da Agência Tributária" espanhola, reportou o El Confidencial.

Messi, que será julgado ao lado do pai no fim de maio, na Espanha, por supostamente usar uma série de empresas fantasma para fraudar 4,16 milhões de euros em direitos de imagem entre 2007 e 2009, teria iniciado os trâmites para adquirir a companhia Mega Star Entreprises Inc., após seu caso ser divulgado na Espanha.

O jornal mostra um suposto documento com a assinatura de Messi e seu pai em que ambos "se comprometem a cobrir os custos nos quais pudesse incorrer a Mossack Fonseca por qualquer processo judicial derivado do uso da companhia".

A infanta Pilar de Borbón, irmã do rei Juan Carlos e tia do atual monarca, também "presidiu e dirigiu durante anos uma empresa radicada no Panamá" e administrada pela Mossack Fonseca, segundo os documentos.

Pilar de Borbón tornou-se presidente da Delantera Financiera SA em 1974, nas embora em 1993 não ocupasse mais a presidência, continuou vinculada a esta sociedade, que se dissolveu em 24 de junho de 2014, cinco dias depois da proclamação de Felipe como rei da Espanha.

Michel Platini na lista

Nos documentos também aparece citado o ex-presidente da Uefa, Michel Platini, mas em comunicado enviado à AFP, ele afirmou que todas as atividades referentes foram informadas às autoridades suíças, onde tem sua residência fiscal desde 2007.

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) abriu investigação sobre o presidente do Peñarol, o uruguaio Juan Pedro Damiani, membro de seu Comitê de Ética, que a investigação vincula como advogado com três acusados pela justiça americana no escândalo de corrupção da Fifa. Damiani disse estar "muito tranquilo".

A mesma investigação também revelou que o cineasta espanhol Pedro Almodóvar e seu irmão, Agustín, aparecem como donos "de uma sociedade (Glen Valley Corporation) registrada nas Ilhas Virgens Britânicas, um território considerado ainda hoje como paraíso fiscal pela Espanha", reportou o jornal espanhol.

"A empresa permaneceu ativa de 22 de março de 1991 a 11 de novembro de 1994", acrescentou o El Confidencial.

As datas coincidem com os primeiros sucessos do diretor. Seu irmão, que não negou a informação, enviou um comunicado ao El Confidencial, destacando que "diante das possíveis insinuações que poderiam resultar da informação de que dispõem, queremos manifestar que tanto Pedro quanto eu estamos a par de todas as nossas obrigações tributárias".

O escritório Mossack Fonseca informou à britânica BBC ter operado de forma "irrepreensível" durante 40 anos e que nunca foi acusado de nenhum crime penal.

Desconhece-se até agora a origem dos documentos vazados.

Jampa Web Jornal Fonte: AFP

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.