Pesquisadores brasileiros identificam novo golpe no WhatsApp | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Pesquisadores brasileiros identificam novo golpe no WhatsApp

Em meio a tantos ataques e invasões mundiais de hackers, pesquisadores do laboratório da ESET América Latina identificaram uma nova ameaça aos brasileiros que utiliza o popular aplicativo de mensagens WhatsApp.

Segundo os especialistas, o golpe utiliza uma falsa mensagem de voz, que tem o intuito de disseminar Zeus, uma das ameaças virtuais mais populares do mundo, que é voltada para o roubo de informações pessoais e dados bancários.

Esse já é o segundo golpe via WhatsApp identificado pelos pesquisadores da ESET em apenas uma semana. A ameaça anterior, também voltada para usuários brasileiros, utilizou um falso e-mail prometendo o serviço de mensagens para PCs.

O novo golpe utiliza um e-mail que simula uma mensagem de voz do WhatsApp e apresenta um arquivo comprimido na mensagem, intitulado “Missed-message.zip”. Ao descompactá-lo, o usuário roda um arquivo executável com o mesmo nome, que funciona como um dropper – técnica comum utilizada pelos cibercriminosos para fazer com que arquivos aparentemente inofensivos descarreguem outras ameaças.
capture-20140121-112528

O segundo dropper inicia um processo chamado kilf.exe, que tem a função de “limpar a cena do crime”, apagando os arquivos mencionados anteriormente. Logo, o malware aparece, escondido atrás do botnet Zeus (ZBot).

Ao longo de todo o ciclo, o malware manipula os controladores de som do sistema operacional infectado, simulando ser um arquivo de áudio verdadeiro.

“Os cibercriminosos aproveitam a popularidade do WhatsApp para disseminar campanhas. Para não ser vítima de casos como esse, é importante contar com uma solução de segurança que detecte a ameaça. Além disso, recomendamos verificar se a informação em questão, nesse caso a mensagem de voz, é verídica”, indicou Raphael Labaca Castro, Coordenador de Awareness & Research do ESET Latinoamérica.

Jampa Web Jornal

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.