Spartan: vídeo mostra como funciona novo sucessor do Internet Explorer | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Spartan: vídeo mostra como funciona novo sucessor do Internet Explorer

Os segredos do novo navegador da Microsoft, provisoriamente batizado de Spartan, começaram a ser revelados. Um vídeo divulgado pelo site WinBeta na última segunda-feira (2) mostra como funciona a integração do software – que deve substituir o Internet Explorer – com o assistente pessoal Cortana.

Os dois aplicativos devem aparecer na nova versão do sistema operacional, o Windows 10, que ainda não tem data oficial de lançamento. Segundo o WinBeta, o Spartan vem com vários recursos, como modo de leitura, extensões e anotações. A expectativa é que as funções sejam boas o suficiente para que o navegador possa concorrer com adversários de peso como o Google Chrome e o Mozilla Firefox.

O recurso que mais chama a atenção, entretanto, é a integração com a Cortana. O vídeo revela que o assistente pessoal está sempre ativo no navegador, mas procura não mostrar pop-ups ou alertas, que podem incomodar o usuário. Um ícone, localizado na barra de endereços, se move para indicar que ele possui informações novas para compartilhar, tudo muito sutil e delicado.

Cortana pode buscar informações de lojas e restaurantes automaticamente (foto: Reprodução/Youtube)
Cortana pode buscar informações de lojas e restaurantes automaticamente (foto: Reprodução/WinBeta)

A ideia é que a Cortana possa navegar junto com o usuário e ajudá-lo quando necessário, sem competir pela sua atenção com outros aplicativos. Uma das habilidades do assistente é identificar quando o usuário acessa o site de alguma loja ou restaurante. Nestes casos, a Cortana busca informações relevantes sobre o local, como horário de funcionamento, localização, número de telefone e reviews.

Assistente busca definições de palavras ou informações de locais sem abrir páginas novas (foto: Reprodução/Youtube)
Assistente busca definições de palavras ou informações de locais sem abrir páginas novas (foto: Reprodução/Youtube)


O Spartan também possui uma função que permite que o usuário use a Cortana para pesquisas. Ao selecionar um texto e clicar com o botão direito do mouse, uma opção chamada “Ask Cortana” é exibida. O recurso pode ser usado para pesquisar informações variadas como locais, comida, empresas ou mesmo definições de palavras. Os resultados são exibidos na barra lateral, sem abrir novas abas.

Informações simples podem ser exibidas diretamente na barra de endereços (foto: Reprodução/Youtube)
Informações simples podem ser exibidas diretamente na barra de endereços (foto: Reprodução/Youtube)

A Cortana também pode ser usado para responder informações simples, como o clima. Para isso, basta escrever "Weather" na barra de endereços e os resultados serão mostrados diretamente na lista de links, sem a necessidade de acessar uma página específica para isso. Novamente, a intenção é poupar o tempo do usuário e aumentar sua produtividade.

Outro detalhe sobre a Cortana é que ela não emite nenhum som, mas não é possível prever se essa configuração continuará até a versão final do produto. O Spartan usado no vídeo é também é experimental, o que significa que os recursos mostrados no navegador não estão completos e é possível que futuras versões dele possuam funções diferentes.

A ideia da Microsoft é que o Windows 10 contenha os dois navegadores – o Spartan e o Internet Explorer 11 – por questões de compatibilidade. O primeiro ainda não está disponível para testes, mas a expectativa é que ele apareça em uma nova versão do Windows 10 Developer Preview que deve ser lançada nesta semana. O vídeo completo você confere no WinBeta, com o teste do Spartan.

Jampa Web Jornal

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.