Você rói as unhas? Isso pode significar que você é perfeccionista
Um novo estudo da University of Montreal sugere que comportamentos compulsivos como roer as unhas, puxar a barba ou mexer incessantemente os cabelos significam mais do que simplesmente uma mania.
A pesquisa, publicada no Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry, conclui que pessoas que se entediam ou se frustam facilmente têm mais inclinação para desenvolver esses comportamentos.
No estudo, os pesquisadores analisaram 48 participantes. Metade deles exibiam regularmente esse tipo de comportamento. A outra metade funcionou como um grupo de controle.
Os participantes responderam a questões sobre a frequência com que experimentavam sensações como o tédio, o relaxamento, a raiva, a culpa e a ansiedade. Depois, eles foram expostos a situações desenhadas para provocar estes sentimentos.
Em geral, os participantes com mania de roer unhas só exibiram o comportamento em situações de frustração ou estresse.
"Acreditamos que estes indivíduos que apresentam comportamentos repetitivos são perfeccionistas, incapazes de relaxar e realizar uma tarefa em um ritmo considerado 'moderado'", disse Kieron O'Connor, professor de psiquiatria da universidade e principal autor do estudo.
"Quando eles não alcançam seus objetivos, são mais suscetíveis a frustrações, impaciência e insatisfação".
De acordo com os pesquisadores, estes hábitos têm o efeito positivo de serem uma válvula de escape para quando não conseguimos canalizar nossa energia de forma mais produtiva. "Estes comportamentos parecem satisfazer a sensação de urgência e proporcionar algum tipo de sensação de recompensa", disse Kieron.
Nenhum comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.