Começou hoje na justiça o caso em que 25 mil pessoas acionam o Facebook | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Começou hoje na justiça o caso em que 25 mil pessoas acionam o Facebook

O caso já é conhecido e já foi notícia no passado, mas a entrada oficial do processo em tribunal aconteceu hoje, 9 de abril. Mais do que indenizações, os utilizadores querem uma maior transparência da rede social.

Será que a união faz a força? É isso o que o Facebook vai descobrir ao longo dos próximos meses conforme a queixa que foi apresentada contra a empresa começa a ser avaliada na justiça austríaca. Max Schrems é o ativista que está a frente deste "mega-processo", mas é apenas o representante de 25 mil pessoas que não concordam com as práticas da tecnológica norte-americana. 

Não concordam com o alegado rastreio ilegal de informações e com a suposta cooperação da rede social com a agência secreta NSA - até que se prove em contrário, "todos" são inocentes. 

A queixa foi apresentada num tribunal de Viena, na Áustria, contra a subsidiária europeia do Facebook que está localizada na Irlanda. 

Cada um dos queixosos está a pedindo uma indemnização de 500 euros - para um total de 12,5 milhões de euros -, mas o objetivo do processo está mais relacionado com um alerta para os alegados abusos na rede social, do que propriamente com dinheiro. 

"Basicamente estamos a pedindo ao Facebook para parar com a vigilância em massa, para que tenha uma política de privacidade decente que as pessoas consigam percebem, mas também que pare de recolher os dados das pessoas que nem sequer são utilizadores do Facebook", disse o também licenciado em direito, Max Schrems, citado pelo The Guardian. 

Já o Facebook ainda não fez qualquer comentário. De acordo com o jornal inglês, a primeira decisão do tribunal estará relacionada com o pedido de objeção que a rede social já terá feito - e que se validado, considera que a tipologia da queixa não é válida. 

A Google recorreu recentemente à mesma arma judicial, mas acabou por não ver a sua objeção reconhecida, o que abriu portas para que milhares de britânicos pudessem processar a gigante dos motores de busca. 

Jampa Web Jornal
teknotícias

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.