Diálogo histórico de Obama e Raúl Castro durou cerca de uma hora | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Diálogo histórico de Obama e Raúl Castro durou cerca de uma hora

O presidente americano, Barack Obama, e o colega cubano, Raúl Castro, se reuniram neste sábado durante "cerca de uma hora", em um diálogo histórico durante a Cúpula das Américas, no Panamá, informou um alto funcionário americano.

"(Obama e Castro) se reuniram durante cerca de uma hora. Não houve tensão" durante a conversa, na qual os dois presidentes expressaram a disposição de avançar rumo à normalização das relações entre seus países, disse a fonte, pedindo para ter sua identidade preservada.

Os dois direcionaram suas respectivas equipes de negociação para resolver questões pendentes o mais rapidamente possível a fim de abrir embaixadas, que foram fechadas depois que os laços diplomáticos entre os dois países se romperam, em 1961.

Quanto a outro assunto delicado, Obama disse a Raúl Castro que vai decidir nos "próximos dias" se recomendará retirar Cuba de uma lista do Departamento de Estado americano de países patrocinadores do terrorismo.

Embora Cuba tenha transformado esta retirada em uma peça chave das negociações, o funcionário disse que não foi parte significativa das discussões.

Eles conversaram sobre questões "práticas" que impedem a abertura das embaixadas e Obama reforçou a importância de permitir a livre circulação de diplomatas americanos em Cuba.

"Fizemos avanços significativos", resumiu o funcionário. "Nossa expectativa é que isto se conclua relativamente rápido", prosseguiu.

Raúl Castro mencionou, ainda, o desejo de ver o embargo americano à ilha suspenso. Obama tem pedido ao Congresso americano que o levante.

Segundo o funcionário, "grande parte do encontro foi dedicado a quão significativo este momento é" para cubanos, americanos e o hemisfério.

Jampa Web Jornal
AFP

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.