Educação ou Apenas formação? | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Educação ou Apenas formação?

No sentido mais amplo, educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos. 
Para tal educação, devemos considerar o homem no plano físico e intelectual consciente das possibilidades e limitações, capaz de compreender e refletir sobre a realidade do mundo que o cerca, devendo considerar seu papel de transformação social como uma sociedade que supere nos dias atuais a economia e a política, buscando solidariedade entre as pessoas, respeitando as diferenças individuais de cada um.

Segundo o dicionário Aurélio, educação é o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social”.

No entanto, o que temos visto é uma "educação" atrelada tão somente ao plano do conhecimento. Por quê afirmo isto? Por que o que mais temos visto, são pessoas cada vez mais dotadas de conhecimento advindo da "educação profissionalizante, mas sem a educação formadora de pessoas éticas, de caráter, que sabem respeitar, que sabem o valor do trato pessoal para com os demais, que sabem também que  a diversidade existe, e por isso deveriam ser coerentes com o respeito que todos merecem, está cada vez mais escassa. 

Não é incomum, muito pelo contrário, todos os dias nos deparamos com pessoas que adquiriram a educação do conhecimento, serem, extremamente arrogantes, sem princípios morais e éticos que sequer sabem cumprimentar e tratar bem os seus semelhantes de forma cordial.

Quem já não se deparou, ou teve notícia sobre funcionários de hospitais ou outras repartições públicas, que em sua maioria teve uma formação acadêmica, mas são extremamente e eticamente mal educados. Está observação, aplica-se também a esfera dos empreendimentos privados, onde pessoas eticamente desqualificadas ocupam posições que jamais deveriam lhes ter sido confiadas.

Jampa Web Jornal

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.