As operadoras de telefonia celular, perderam 22,9 milhões de linhas de celular em 2015 | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

As operadoras de telefonia celular, perderam 22,9 milhões de linhas de celular em 2015

2015 trouxe uma grande reviravolta para as operadoras de celular: pela primeira vez em muito tempo, o número de linhas começou a cair drasticamente. Isso não se restringe a companhias específicas, é um cenário generalizado: a Anatel divulgou o balanço de telefonia móvel para o ano passado, que terminou com 22,9 milhões de linhas móveis a menos do que em 2014.

Mesmo sendo grande o decréscimo, as operadoras ainda estão com muitas linhas ativas. O ano terminou com 257,79 milhões de acessos móveis. A teledensidade é de 125,66, ou seja, para cada 100 brasileiros, existem 125,66 linhas celulares funcionais, um número bastante alto. Os acessos pré-pagos totalizam 184,54 milhões, representando 71,6% do total.

O maior desafio das operadoras para o ano de 2016 é converter a base pré-paga em pós-paga. A Vivo continua na liderança do market share de pós-pago, com leve crescimento: passou de 41,8% em 2014 para 42,4% na categoria. A TIM apresentou aumentou de apenas 0,1 ponto percentual comparando os dois anos, enquanto Claro e Oi tiveram déficit.

Vivo continua liderando com folga: 42,4% das linhas pós-pagas são da operadora

Todas as operadoras tiveram baixa nos clientes pré-pagos. Quem mais perdeu clientes pré-pagos foi a TIM, com 9,6 milhões de clientes a menos que no ano anterior. A Vivo aparece logo em seguida, com 9,4 milhões a menos, enquanto a Claro perdeu 6,1 milhões de clientes e a Oi foi a menos impactada, com 2,4 milhões. Mesmo a TIM sendo a operadora que mais perdeu clientes, ela continua na liderança no pré-pago, com 28,5% do mercado. Logo em seguida aparece a Claro (26,7%), Vivo (22,9%) e Oi (21,3%).

De todos os números apresentados, o market share geral das operadoras chama atenção: a Vivo continua na liderança com uma certa folga (28,42%), mas TIM e Claro estão em disputa acirrada pelo segundo lugar. A operadora italiana caiu de 26,97% (2014) para 25,69%, enquanto a Claro cresceu de 25,33% (2014) para 25,59%. Apenas 0,1 ponto distancia as duas operadoras, o que pode mudar o cenário de telecomunicações para 2016.

Outro dado interessante é o número de acessos LTE, que chegou a 25,4 milhões, quantidade equivalente ao da banda larga fixa em todo o país (!). É claro que a maioria dos celulares LTE não apresenta consumo de dados expressivo a ponto de comparar a substituição de um serviço por outro, mas mostra a tendência de que o futuro da internet está na mobilidade.

Com diversos números em decréscimo, é comum que atribuam a falta de crescimento à crise econômica, mas não é esse o motivo que preocupa o setor: a utilização de serviços de comunicação over-the-top é crescente a cada dia que se passa. O consumidor está trocando uma ligação por uma simples mensagem no WhatsApp. Em vez de se preocupar em poupar créditos para fazer chamadas o mês inteiro, as pessoas estão procurando mais acesso à internet móvel.

De qualquer forma, o final do ano passado foi marcado por grandes mudanças nos portfólios das operadoras que não devem ter aparecido nessas estatísticas. Com planos melhores, mais baratos e mais atrativos, as operadoras estão prontas para brigar por clientes em 2016. Que a concorrência seja boa para todos nós.

Jampa Web Jornal
Com informações: Teleco

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.