DEMOCRACIA: Ato de apoio a Lula reforça disposição dos movimentos pela defesa do Estado de direito | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

DEMOCRACIA: Ato de apoio a Lula reforça disposição dos movimentos pela defesa do Estado de direito


Suspensão de depoimento sobre apartamento no Guarujá reduziu número de participantes a favor e contra ex-presidente, que estaria disposto a dar esclarecimentos.

Manifestantes a favor e contra Lula, durante ato em frente ao Fórum da Barra Funda

São Paulo – O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, afirmou hoje (17) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava disposto a comparecer ao Fórum Criminal da Barra Funda, na capital paulista, para mais uma vez reiterar que nada tem a ver com a propriedade do apartamento do Guarujá, que a família pretendia adquirir pela Bancoop (cooperativa dos bancários), mas anunciou a desistência, em 2010. Lula e sua mulher, Marisa Letícia, haviam sido convocados a depor sobre o tema nesta quarta-feira pelo Ministério Público paulista, mas a sessão foi suspensa na noite de ontem.

Para Okamotto, a tentativa do promotor Cássio Conserino de trazer o ex-presidente para depor configuraria uso político indevido do Ministério Público para promover interesses particulares. “O presidente Lula estava disposto a vir prestar depoimento. Infelizmente, por conta da arbitrariedade do promotor, o depoimento foi suspenso e essa oportunidade não foi concretizada”, afirmou.

Ainda segundo Okamotto, o instituto que dirige prestou, por diversas vezes, esclarecimentos por escrito à imprensa e à Justiça, dando conta de que a tentativa de associar o ex-presidente ao apartamento "é simplesmente uma forma de incriminar e desgastar a imagem do político mais importante do país, nos últimos tempos". "Está em jogo um projeto político de combate à desigualdade que incomoda uma parcela da sociedade, e o promotor usou o Ministério Público na tentativa de desmoralizar a pessoa que representa esse projeto político."
Na rua

A manifestação de apoio ao ex-presidente, mantida pelos organizadores mesmo depois da notícia da suspensão dos depoimentos, teve início já nas primeiras horas da manhã, reunindo integrantes de movimentos sociais, do movimento sindical e dirigentes partidários. Estiveram presentes ativistas de Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Espírito Santo e de várias cidades do interior de São Paulo.

Por volta das 11h, cerca de 2.500 pessoas fecharam uma das faixas da Avenida Dr. Abrahão Ribeiro, em frente ao fórum. Do outro lado, um bloco de cerca de 50 integrantes de movimentos conservadores pediam intervenção militar e a queda da presidenta Dilma Rousseff, com faixas saudando a Polícia Militar. Alguns chegaram a atirar objetos. Uma pedra atingiu uma ativista do movimento em defesa do ex-presidente.

obrigado-pm.jpg
Cerca de 50 manifestantes foram pedir a prisão de Lula e a volta dos militares

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP), autor da representação ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que causou a suspensão do depoimento do ex-presidente, participou do ato. Segundo ele, trata-se de um ato pró-democracia, em defesa do Estado de direito, e também em defesa da Constituição Federal e do próprio Ministério Público, porque "o promotor que quis abusar de suas prerrogativas para incriminar o presidente Lula não tinha o direito de conduzir esse processo".

O deputado Wadih Damous (PT-RJ) também esteve presente. “Este promotor que quis incriminá-lo vai ter seus 15 minutos de fama por abusar de suas prerrogativas como promotor, por manchar o papel importante do Ministério Público para a democracia brasileira. As pessoas precisam entender que a história não pode ser resolvida numa canetada. Quem quiser governar, precisa ganhar a eleição.”

"O que está acontecendo, por parte de uma parcela da sociedade, de uma parcela da Justiça e parte da imprensa, é uma tentativa de desmobilizar, de desmoralizar um projeto de instituir a justiça social no país, atacando uma pessoa que sintetiza esse projeto político de promoção da igualdade e de combate às injustiças sociais", disse Okamotto.

O presidente da CUT-SP, Douglas Izzo, afirmou que a Frente Brasil Popular organizará "tantos atos quantos forem necessários". Segundo ele, o ato traduziu quem é quem no embate. "De um lado estão trabalhadores, estudantes, camponeses e integrantes de movimentos que lutam por mais inclusão, por mais direitos e por mais democracia. Do outro, alguns manifestantes que vieram aqui simplesmente a volta da ditadura e a prisão de um homem que não é nem sequer acusado em processo nenhum", comparou.

ujs.jpg
Militante da UJS pinta faixa em defesa de Lula durante ato no Fórum da Barra Funda

Choques

Manifestantes contra Lula presentes ao local tentaram inflar um boneco em que o ex-presidente aparece vestido com roupa de presidiário – o Pixuleco. Um dos organizadores da manifestação de apoio a Lula, Raimundo Bonfim, da Central de Movimentos Populares (CMP), solicitou ao tenente-coronel Pereira, que comandava o contingente policial no local, para intervir e aconselhar os militantes a interromper a provocação, sob risco de um acirramento dos ânimos. O militar, porém, disse que não podia impedir a exibição do boneco e foi acusado de fazer "corpo mole" pelos ativistas.

O pequeno contingente policial presente ao Fórum da Barra Funda foi reforçado por um grupo de soldados da Tropa de Choque, que formou um cordão de isolamento para impedir que os manifestantes ocupassem a área até então ocupada pelo grupo contra o ex-presidente.

Por volta das 12h30, os manifestantes ligados a grupos como Revoltados Online e Movimento nas Ruas tentaram inflar o boneco. Os coordenadores do ato pró-Lula voltaram a apelar para que a polícia interviesse e evitasse que a provocação terminasse em confronto. Militantes dos movimentos sociais tentaram se aproximar do local onde estava o boneco e foram contidos com bombas de gás, cassetetes e sprays de pimenta.

Minutos depois, um grupo conseguiu furar o cerco e furar o Pixuleco. Integrantes dos dois lados foram vistos com sinais de agressão no rosto e levados pela polícia para o interior do fórum. Raimundo Bonfim, da CMP, afirmou que quatro manifestantes pró Lula ficaram feridos na confusão. Marcelo Reis, líder do Revoltados Online. foi visto pela reportagem com uma mancha roxa no rosto.

Carla Zambelli, que se disse integrante do Movimento Nacional dos Movimentos Democráticos – que agrega, segundo ela, 43 organizações anti-governo –, afirmou que o conselheiro do CNMP Valter Araujo, que concedeu a liminar suspendendo o depoimento de Lula, não tem credibilidade porque teria ocupado cargo na Petrobras. Ela afirmou que a presença no ato de hoje é "só o começo" e anunciou a convocação para um novo dia de protestos em 13 de março.

O presidente da CUT-SP lamentou que o pequeno grupo tenha ido ao local para fazer provocações e atacar o ex-presidente Lula e criticou a ação da PM, "por não ter impedido as provocações e ter colaborado, desse modo, para a criação de um ambiente de confronto".

A direção estadual do PT e a bancada dos deputados estaduais da legenda emitiram nota condenando a postura da polícia: "Duas pessoas foram feridas pelos PMs que desferiram bombas de gás e de efeito moral contra os participantes do ato pacífico. E pior, os policiais se postaram enfileirados em proteção ao boneco da imagem do ex- presidente", diz a nota assinada presidente do PT paulista, Emídio de Souza, e o líder da bancada, Geraldo Cruz.

Raimundo Bonfim, da CMP, fez avaliação positiva do ato: “Fora a descarada proteção da PM aos coxinhas, aos fascistas, o saldo foi positivo. É uma demonstração de que toda vez que intimarem ou convocarem o presidente Lula, nessa tentativa de criminalização, haverá reação popular”.

64neles.jpg
Manifestante com aparato que faz apologia ao golpe de 1964 faz gestos a manifestantes pró-Lula

Jampa Web Jornal
Paulo Donizetti de Souza, da RBA/Fotos: RBA

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.