O povo é chamado pras ruas por corruptos notórios, diz Ciro Gomes

Ciro se manifestou sobre a crise política do país.“Há uma exasperação de ódio provocado por esse confronto miúdo entre PT e PSDB que tem se espalhado pelo país inteiro”, diz. Para o político, há oportunismo na convocação da população para o protesto nacional contra o PT, previsto para ocorrer em diversas cidades do país no domingo (13).
O Brasil corre riscos extraordinários. Tá ai o nosso povo sendo chamado pras ruas por corruptos notórios para defender uma coisa que não tem cabimento, nem pé, nem cabeça"
Ciro Gomes
“O Brasil corre riscos extraordinários. Tá ai o nosso povo sendo chamado pras ruas por corruptos notórios para defender uma coisa que não tem cabimento, nem pé, nem cabeça. A população, com razão, está muito aborrecida com as condicionantes gerais do governo na área da economia, mas também nos sinais contraditórios de decência. Sabemos nós que a presidente Dilma é uma pessoa decente”, comenta Ciro Gomes.
Com a militância do PDT mobilizada, o ex-ministro acredita que duas tarefas precisam ser realizadas. “Proteger a democracia, proteger seus ritos, seus valores que estão em risco grave no momento; e forçar a mão, reivindicar, suplicar que o governo mude de rumo”, afirma.
Na peça de denúncia, completamente risível, senão fosse trágica, pede-se a prisão preventiva de um homem que nunca se recusou a comparecer à Justiça. Lula sequer foi acusado"
Ciro Gomes
Pedido de prisão de Lula "é um disparate"
Gomes criticou duramente o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Lula, solicitada pelo Ministério Público de São Paulo. “É um dos maiores disparates políticos que eu já vi. Na peça de denúncia, completamente risível, senão fosse trágica, você pedir a prisão preventiva de um homem que nunca se recusou a comparecer à Justiça, acaba de sair da presidência da república e não pode se esconder em qualquer lugar do planeta porque é uma das personalidades mais conhecidas do mundo, não passa de um disparate”, critica.
Para Ciro Gomes, o pedido trata-se de uma arbitrariedade. “Você só pode subtrair a liberdade de uma pessoa depois de presumida a sua inocência, se instalar um contraditório, garantir sua ampla defesa, se atribuir o ônus da prova, e todos os recursos comprovados. Lula nem sequer foi acusado”, critica.
Candidato à presidência
Sobre confirmar a candidatura, Ciro afirma que há liberdade para que o PDT tenha o próprio representante nas próximas eleições, mesmo o partido sendo uma das alianças de apoio ao Governo Dilma. “Isso sendo fato, nós não estaremos no governo. Nós não temos a menor vocação pra ser traíra ou desleal. Nesse momento, estamos com o governo e nos sentimos 'co-obrigados' a responder pelas contradições do governo, porém temos autonomia, dada pela própria presidenta Dilma, para formular nosso própria pressão para que ela mude de rumo, e mude já, urgente, enquanto o povo ainda pode se reconciliar com ela”, declara.
O líder do PT no Senado, Paulo Rocha, também compareceu à convenção do PDT. Ele acredita que uma candidatura de Ciro Gomes seria uma alternativa para dar continuidade ao projeto de governo vigente. “Para 2018, é importante ter candidaturas que possam assegurar a continuidade das mudanças no nosso país. O PT naturalmente vai ter seu candidato, e os companheiros do PDT têm direito também de lançar uma alternativa. Acho que eles têm quadro para poder ser uma alternativa de poder e dar continuidade aos avanços e conquistas do nosso país”, afirmou o senador.
Jampa Web Jornal
G1
Nenhum comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.