O procurador Rodrigo Janot apresenta nova denúncia contra Eduardo Cunha | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

O procurador Rodrigo Janot apresenta nova denúncia contra Eduardo Cunha


Janot acusa Cunha de ter recebido mais de 5 milhões de reais em propina em contas secretas na Suíça.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou nesta sexta-feira ao  Supremo Tribunal Federal (STF) nova denúncia contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), réu na Operação Lava Jato. No novo processo, que pode colocar o peemedebista novamente como acusado formal de ter se beneficiado do escândalo do petrolão, Janot acusa Cunha de ter recebido mais de 5 milhões de reais em propina em contas secretas na Suíça.

As suspeitas são de que o deputado teria embolsado dinheiro sujo retirado de um contrato de aquisição de um campo de petróleo no Benin, na África. O Ministério Público descreve que Eduardo Cunha atuou para garantir o fluxo de propina na diretoria da Área Internacional da Petrobras e para não colocar empecilhos na transação, orçada em 34,5 milhões de dólares.

Segundo o procurador-geral, que na peça de acusação usou o bordão do deputado peemedebista para defender que "o povo merece respeito", Eduardo Cunha recebia um percentual dos negócios fechados na Área Internacional da petroleira, loteada pelo PMDB e a cargo do então diretor Jorge Zelada.

Ao rastrear o caminho do dinheiro, investigadores detectaram que, entre 2010 e 2011, Cunha recebeu 1,3 milhão de dólares da empresa offshore Acona International Investments e, na sequência, repassou os valores para o trust Orion SP, no Reino Unido, e depois para uma conta no banco Julius Bär, na Suíça. Em junho de 2015, parte desses valores - 2,25 milhões de dólares, já corrigidos - foi apreendida por autoridades suíças. Em outra frente foram localizados 165.000 dólares na conta Kopek, na Suíça, de responsabilidade da esposa de Cunha, Cláudia Cruz.

Ao longo das investigações, o lobista Julio Camargo, que atuou na empresa Toyo Setal, afirmou em depoimento que o deputado pediu 5 milhões de dólares do propinoduto da Petrobras em um contrato de navios-sonda. Na última quinta-feira, Cunha se tornou réu neste caso por decisão unânime dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ex-gerente da Área Internacional da Petrobras Eduardo Musa afirmou, também em acordo de delação premiada, que cabia a Cunha, como parlamentar, dar a "palavra final" nas decisões da diretoria Internacional, na época comandada pelo réu no petrolão Jorge Zelada. Segundo o delator, entre as obras "contaminadas" por dinheiro sujo na Petrobras estavam a refinaria de Pasadena, no Texas, os navios-sonda Petrobras 10000 e Vitoria 10000 e contratos de montagem de módulos para plataformas da Petrobras, com a participação da empresa OSX, do empresário Eike Batista, e da empreiteira Mendes Junior.

Desmembramento - Além de oferecer denúncia contra o presidente da Câmara, o procurador-geral pediu o desmembramento do caso, remetendo para as mãos do juiz Sergio Moro, em Curitiba, as suspeitas envolvendo a participação de ex-dirigentes da Petrobras, como Jorge Zelada, e de familiares de Eduardo Cunha, como a esposa Claudia Cruz e a filha Danielle Cunha.

Jampa Web Jorna
A liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter. Mas se tiver de passar sem um, que seja estratégia.
 

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.