Cogumelos mágicos podem ser uma ótima maneira de parar de fumar | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Cogumelos mágicos podem ser uma ótima maneira de parar de fumar


O tabagismo é um preocupante problema de saúde pública. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que, a cada ano, seis milhões de pessoas morram por causa do vício do cigarro, índice quatro vezes maior do que as mortes causadas por HIV. A situação deve ficar ainda mais alarmante, pois a organização acredita que o número de mortes suba para 8 milhões até 2030.

O fumo também é notoriamente um vício difícil de abandonar. Apenas 30% das pessoas conseguem ficar 12 meses livre do fumo, mesmo com os melhores tratamentos. Por isso, existe a necessidade de novas abordagens para ajudar as pessoas que desejam parar de fumar.

Um novo estudo sugere que a psilocibina, um alucinógeno presente em cogumelos, possa ser uma substância positiva para parar de fumar. O ativo presente nos chamados cogumelos mágicos pode reduzir a ansiedade e agir como uma intervenção eficaz para abandonar o cigarro.

Isso é o que diz a pesquisa realizada pela Johns Hopkins e publicada no The American Journal of Drug and Alcohol Abuse. Na pesquisa, a droga foi dada a 15 fumantes, que também passaram por terapia cognitivo-comportamental durante 15 semanas.

A administração das cápsulas de psilocibina fez com que dez dos participantes se livrassem do vício do cigarro no período de um ano. Outro dado interessante da pesquisa é que a maioria dos participantes relatou que as sessões de uso de psilocibina também tiveram um profundo significado espiritual.

Matthew W. Johnson, psiquiatra e autor principal do estudo, afirmou que essas experiências tendem a reformular prioridades da vida, aumentando a conexão dos pacientes com a família e valores importantes. Além disso, o profissional afirmou que mudanças biológicas também foram registradas a longo prazo na dinâmica do cérebro dos pacientes.

Ainda existem limitações para este estudo, já que ele não foi realizado com um grupo de controle e também pelo fato de o tamanho da amostra de pacientes ter sido pequeno. Para resolver estas questões, Johnson e seus colegas estão planejando a execução de um ensaio clínico maior, que seja capaz de avaliar o uso de psilocibina em adesivos de nicotina.

Um outro estudo em maior escala com bebidas descobriu que uma única dose de LSD pode diminuir as chances de abuso de álcool. Ao que tudo indica, os alucinógenos parecem oferecer uma alternativa para que as pessoas mudem a forma como encaram a vida, mas este tipo de tratamento só seria eficaz se combinado a uma terapia comportamental.

Jampa Web Jornal
Por Juliana Miranda

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.