Horário de Verão 2016-2017 começa dia 16 de Outubro | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Horário de Verão 2016-2017 começa dia 16 de Outubro


Horário de verão começará no dia 16 de outubro e os relógios deverão ser adiantados em 1 hora em três regiões brasileiras.

Começa a partir das Zero horas do dia 16 de outubro o Horário de Verão Brasileiro, os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Vale lembrar que o horário de verão seguirá até o dia 19 de fevereiro de 2017.

O horário de Verão nada mais é do que o adiantamento dos relógios brasileiros em uma hora, no período em que vigoram as estações da primavera e verão.

A medida foi tomada pelo governo brasileiro com o objetivo de reduzir o consumo de energia no país, principalmente nos horários de pico, entre (18h e 21 horas), aproveitando a luz natural para ganhar em consumo.

O Horário de Verão passou a vigorar no Brasil através do Decreto Lei Nº 20.466, datado de 01 de outubro de 1931. Onde ficou determinado o adiantamento dos relógios em uma hora, em todo país.

Contudo, logo ficou claro que para alguns estados o Horário de Verão era desnecessário. Hoje os estados das regiões Norte e Nordeste já não fazem mais parte do Horário de Verão.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), após ter sido adotado o Horário de Verão, o país conseguiu uma economia de R$ 162 milhões. Tudo isso só foi possível porque não houve necessidade de sobrecarregar as usinas termelétricas em horários de pico.

As três regiões conseguiram uma redução de energia de aproximadamente 4,5%, o que equivale a uma vez e meia do horário de pico em Brasília ou o dobro do horário de pico em Florianópolis.

Atualmente o Horário de Verão é praticado em 30 países, a exceção são os que ficam na faixa equatorial, por causa das estações que sofrem variação, contudo, o clima continua igual o ano todo.
Abaixo os estados brasileiros que partipam do Horário de Verão:
  •     Rio de Janeiro
  •     São Paulo
  •     Espírito Santo
  •     Minas Gerais
  •     Paraná
  •     Rio Grande do Sul
  •     Santa Catarina
  •     Mato Grosso
  •     Goiás
  •     Mato Grosso do Sul
  •     Brasília
O fim do Horário de Verão acontecerá no dia 19 de fevereiro de 2017.

Jampa Web Jornal
Fonte: AN/Por Ruth Galvão

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.