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CURRICULUM VITAE: Como escrever um e-mail para acompanhar o seu currículo


Como escrever sua cover letter: introdução ou email para se candidatar a uma vaga profissional/acadêmica e encaminhar o seu currículo.

Hoje em dia, tudo é resolvido virtualmente. Algumas grandes empresas, antes de marcar a entrevista presencial, fazem as primeiras etapas do processo de seleção – testes e entrevistas – de forma completamente online. Para se candidatar a uma vaga profissional, basta preencher um formulário online ou, mais simples ainda, enviar o currículo por email.

Mas... O que escrever no e-mail? É necessária uma introdução, polida e formal, que quase sempre segue o mesmo padrão: quem você é, para qual vaga quer se candidatar, sua formação (ou atual curso em andamento), talvez um pouco da sua experiência, uma menção ao currículo anexo, e um agradecimento. Esta introdução em inglês é chamada de cover letter. Existem várias formas de escrevê-la e ela pode ser mais importante do que aparenta ser. Imagine ela estiver mal escrita ou conter erros de digitação ou ortográfico, pode passar uma imagem negativa do candidato logo de cara.

Por isso, não subestime a cover letter. Ela será a sua "carta de entrada", a primeira impressão que os empregadores terão de você. Veja a seguir algumas dicas de como criar uma boa introdução ao seu e-mail de candidatura a uma vaga de emprego.


Como escrever o seu e-mail (cover letter)

A sua introdução do email deve complementar o seu currículo em anexo, e não ser apenas uma réplica dele. Ela deve ser criada com propósitos específicos (por exemplo: acadêmico ou profissional?), portanto, nada de escrever um texto genérico e enviá-lo para todos e quaisquer empregadores em potencial. O seu email deve conter o nome da empresa em questão e o nome específico da vaga pela qual você esta interessado. É bom também explicar as razões que lhe levaram a se interessar pela vaga.


Modelo de e-mail


-Cumprimento

Olá/Bom dia/Boa tarde, Sr. ou Sra. [NOME]


-Corpo do e-mail

Informe seu nome, a vaga de interesse e de que forma você foi informado sobre a vaga.

Relate brevemente suas qualificações: cursos completados ou em andamento, experiências profissionais, e atividades extracurriculares. Lembre-se: as qualificações devem ser relevantes à vaga em questão.

Explique brevemente porquê a vaga lhe interessa.

Pedir educadamente que considerem o seu currículo em anexo no processo de seleção.


-Despedida

Um breve agradecimento

A WikiHow tem um passo a passo bem legal de como escrever um email cover letter em inglês, veja aqui.


O que fazer

-Seja breve. Suas informações já estarão detalhadas no currículo anexo, o email é apenas uma introdução.

-Pesquise sobre a empresa e a vaga. Demonstrar conhecimento sobre a empresa pode comprovar o seu interesse pela vaga.

-Seja específico. Sempre mencione o nome da empresa, o nome completo da vaga e qualquer informação específica que possam mostrar que você dedicou o seu tempo escrevendo aquele email exclusivamente para eles.

-Exalte suas qualificações. O seu email é uma introdução ao seu currículo. Este não é o momento para ser exageradamente modesto, você tem que convencê-los de que vale a pena considerar o seu currículo anexo.

-Seja educado. Lembre-se que este email será a primeira impressão que os empregadores terão de você, antes mesmo de abrirem o seu currículo.


O que evitar

-Usar fontes complicadas, imagens, cores ou piadas. Seja profissional. A fonte Times New Roman e o tamanho 11 podme ser suficiente.

-Cometer erros. Verifique o seu email duas vezes antes de enviar para evitar erros de gramática, ortografia e digitação. Ou pior: não erre, de forma alguma, o nome da empresa.

-Usar clichês.

-Enviar textos genéricos.  Nunca envie o mesmo e-mail para todas as empresas.

Jampa Web Jornal
Fonte:hotcourses/Redação/Jorge Correia

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