Morre Evelyn Berezin, criadora do primeiro processador de texto do mundo.
Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 30 segundos.
Morreu no último sábado (8) Evelyn Berezin, responsável pela criação do primeiro processador de texto para computadores do mundo. A engenheira de computação tinha 93 anos de idade e se tornou conhecida por ser um dos grandes nomes do estágio inicial da engenharia da computação e por sua atividade empreendedora.
A inventora se formou na Universidade de Nova York e ganhou notoriedade no final dos anos 60, ao desenvolver um processador de texto computadorizado capaz de facilitar o trabalho de secretárias que, até então, precisavam digitar textos usando máquinas de escrever convencionais. Na época de sua invenção, as secretárias correspondiam a 6% de toda a força de trabalho dos Estados Unidos, segundo revela o The New York Times.
Em 1970, a engenheira criou a companhia Redactron Corporation para distribuir o seu principal invento: a máquina “Data Secretary”, que não tinha tela, mas usava teclado e impressora da IBM embutidos e era capaz de aliviar o desgaste das secretárias com a digitação. A máquina era do tamanho de um frigobar, usava lógica programável e continha 13 chips semicondutores, muitos dos quais desenvolvidos pela própria Evelyn Berezin.
Data Secretary, primeiro processador de texto do mundo criado por Berezin no fim dos anos 1960. (Fonte: NYT/Barthon Silverman)
A sua invenção foi extremamente inovadora por ser a primeira máquina de processar texto que usava semicondutores, e não fitas ou relês eletrônicos. Como destaca o NYT, essas tecnologias eram utilizadas pela IBM, a sua principal rival na época e que passaria a adotar os semicondutores apenas a partir da década de 1980.
Jampa Web Jornal
Fonte:TecMundo/Por: Douglas Ciriaco|@dciriaco/JWJ/Jorge Correia/J.Alves
Foto:NYT/ROBERT D. MCFADDENCOMPUTER HISTORY/IMAGEN(S)NYT/BARTHON SILVERMAN
Ajude a manter o Projeto Jampa Web Jornal
Sua doação de qualquer valor será muito importante para nós!
Sua doação de qualquer valor será muito importante para nós!
Publicidade - Cursos Online - Jampa Web Jornal:
Nenhum comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.