Sérgio Moro admite que agiu ‘fora da lei’ nas prisões em segunda instância | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Sérgio Moro admite que agiu ‘fora da lei’ nas prisões em segunda instância



Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 10 segundos. - Visualizações: 1037.
O novo ministro da Justiça, Sérgio Moro, admitiu que agiu fora da lei na questão das prisões após condenação em segunda instância.

Em seu discurso de transmissão de cargo, o ex-titular da lava jato reconheceu ontem (2) que o instituto merece luz na legislação criminal.

“Pretende-se deixar mais claro na lei, como já decidiu diversas vezes o Plenário do Supremo Tribunal Federal, que, no processo criminal, a regra deve ser a da execução da condenação criminal após o julgamento da segunda instância”, admitiu o ministro.

A Constituição Federal de 1988, no art. 60, § 4º, inciso IV, prevê que são cláusulas pétreas as garantias fundamentais inscritas no art. 5º, inciso LVII (ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória).

Ou seja, Moro não poderá reformar as cláusulas pétreas com simples lei ordinária ou mesmo PEC (Proposta de Emenda Constitucional) no Congresso Nacional. O ministro terá de convocar uma nova Constituinte para remover a presunção de inocência do condenado até o trânsito em julgado.

No mesmo discurso político, Moro ainda omitiu que há uma nova maioria no plenário do STF contrária à antecipação da pena para condenados em segunda instância. É por isso que aquela Corte se transformou num chapéu velho, um vai-e-volta sem precedentes para atender as conveniências e oportunidades políticas de ministros e lobbies.

Por fim, o ex-juiz brincou com a memória do saudoso ministro Teori Zavascki ao dizer que a prisão em segunda instância era um ‘avanço institucional’ deixado pelo ministro morto em janeiro de 2017.


Ele não contou, porém, que emparedou o falecido ministro ao descumprir a decisão de soltar presos inconstitucionais da lava jato e que [ele, Moro] vazou ordem a ordem soltura de Zavascki para a revista Veja, em 2014, para não a cumprir.

Jampa Web Jornal
Fonte: Esmael Morais/JWJ/Jorge Correia/J.Alves

Ajude a manter o Projeto Jampa Web Jornal  
Sua doação de qualquer valor será muito importante para nós!


Você pode ajudar o Projeto Jampa Web Jornal   Doando US$ 1,00 em


Publicidade - Cursos Online - Jampa Web Jornal:

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.