DISTÚRBIO DA FALSA FOME: Sinais de quando a fome que você sente é emocional | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

DISTÚRBIO DA FALSA FOME: Sinais de quando a fome que você sente é emocional



Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 13 segundos. - Visualizações: 2695

Sabe quando você sente uma fome específica, como por exemplo, de comer aquela pizza? Esse pode ser um sinal de fome é emocional. Comer sem necessidade traz prejuízos para a saúde física e mental.

— Nem sempre quando achamos que temos fome precisamos realmente comer. Diversos fatores emocionais influenciam a rotina alimentar de uma pessoa como ansiedade, tédio, estresse, tristeza, frustração ou apenas a força do hábito. E são esses sentimentos que, muitas vezes, fazem com que a pessoa ache que está com fome, quando, na verdade, é apenas uma vontade incontrolável de comer para encobrir essas sensações — explica a nutricionista e especialista em obesidade, Gladia Bernardi.

De acordo com a nutricionista Samara Lopes, da clínica Renewmed, é possível diferenciar a fome física da emocional. Para isso, é preciso prestar atenção aos sinais que o corpo dá.

— A fome física causa desconforto no estômago, como uma ardência. Além de falta de energia, dores de cabeça e falta de concentração. A fome física não é seletiva, ou seja, se só tiver aquela comida que a pessoa não gosta mas ela estiver com fome, ela vai comer. Além disso a saciedade é respeitada. Passou a fome, a pessoa para de comer — indica a especialista.

Quem cede à fome emocional com frequência pode ter consequências graves, como o desenvolvimento de transtornos.

— A pessoa pode ficar com sobrepeso, desenvolver transtornos alimentares e, caso não identifique a causa, pode nunca aprender a lidar com as próprias emoções, o que a manterá nesse círculo vicioso — diz Ellen Moraes Senra, psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental.


Identificados os sinais de que a maioria das refeições são motivadas pela emoção, a recomendação é procurar por ajuda profissional, seja de um psicólogo ou psiquiatra. O acompanhamento nutricional pode ajudar a reorganizar o cardápio.


Jampa Web Jornal
Fonte: Evelin Azevedo/extra.globo/JWJ/Jorge Correia/J.Alves

Ajude a manter o Projeto Jampa Web Jornal  
Sua doação de qualquer valor será muito importante para nós!


Você pode ajudar o Projeto Jampa Web Jornal   Doando US$ 1,00 em


Publicidade - Cursos Online - Jampa Web Jornal:

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.