Terminal Pesqueiro de Cabedelo, PB, é um elefante branco, diz secretário | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Terminal Pesqueiro de Cabedelo, PB, é um elefante branco, diz secretário

Sales Dantas diz que equipamento tem potencial, mas é subutilizado. Presidente da Federação acredita que o TPP seria útil para os pescadores.

O Terminal Pesqueiro Público de Cabedelo (TPP), na Grande João Pessoa, está sendo subutilizado e se trata de um elefante branco. Pelo menos essa é a opinião do secretário executivo do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba, Sales Dantas. Para ele, o equipamento que foi construído e inaugurado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura nunca funcionou efetivamente.
“Não é competência do Ministério da Pesca gerenciar esse tipo de atividade. Esse órgão não tem vocação mercantil. Nós identificados que o ideal seria que ele fosse administrado por uma cooperativa de mercado, pelo Governo do Estado ou pela Conab [Companhia Nacional de Abastecimento], que tem em sua constituição uma vocação empresaria”, aconselhou Dantas.

Inaugurado em 2010, o terminal, com 10 mil metros quadrados, recebeu mais de R$ 11 milhões em investimentos em parceria entre a União e o Governo do Estado. Atualmente, o TTP está em processo de reforma e adequação em manutenção de aparelhos. O investimento da reforma feito em 2013 foi de 3,2 milhões, segundo o superintendente federal da Pesca e Aquicultura na Paraíba, Jerônimo Júnior.

O presidente da Federação dos Pescadores da Paraíba, Zélio da Silva Nascimento, também acha que o TTP não teve muita utilidade para os pescadores. “A intenção de quem adquiriu foi muito boa, mas até aqui não funcionou ainda. Recentemente, a fábrica de gelo estava funcionando, vendendo por um preço bom, mas a Vigilância Sanitária fechou e começou a reforma. Mas ela tem câmeras frigoríficas muito boas, seria muito prático para o pescador”, relatou.

Sales Dantas explicou que, no local, o pescador teria todo o apoio necessário, desde a compra do gelo a um preço mais baixo até o beneficiamento do peixe. Dentro da estrutura do TTP também seria comercializado o diesel subsidiado. “Estamos tentando com o Ministério da Pesca que esse equipamento possa ser um grande viabilizador da pesca marítima na Paraíba. Hoje posso dizer que ele está funcionando com 10% da capacidade. Considero um equipamento de grande importâancia para a pesca oceânica, mas, infelizmente, para mim é um elefante branco”, declarou.

Jerônimo Junior, que foi nomeado na semana passada como superintendente federal da Pesca e Aquicultura na Paraíba, informou que ainda está recebendo o ministério, mas adiantou que algumas adequações já estão sendo feitas no local. Sobre ceder a administração do Terminal Pesqueiro a outro órgão ou empresa, ele comunicou que a solicitação já foi repassada para o ministro, em Brasília, e está aguardando um retorno. O G1 buscou um posicionamento do Ministério da Pesca, mas a solicitação não foi atendida até o fechamento desta reportagem.

Jampa Web Jornal
G1/PB  - Krystine Carneiro Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.