Deputado diz que recebeu R$ 500 mil em doações de empresa da Lava Jato | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Deputado diz que recebeu R$ 500 mil em doações de empresa da Lava Jato

Jutahy Junior afirmou que UTC doou nas campanhas de 2010 e 2014. Ele declarou que dinheiro foi doado de forma 'correta' e 'transparente'.

O deputado Jutahy Junior (PSDB-BA) afirmou nesta sexta-feira (10), em depoimento à Justiça Federal do Paraná, que recebeu R$ 500 mil em doações de campanha do presidente da UTC, Ricardo Ribeiro Pessoa. Tanto Pessoa quanto a UTC são investigados na Operação Lava Jato, que apura suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro que desviou recursos em contratos firmados na Petrobras.

O presidente da UTC é apontado pelas investigações da Lava Jato como o organizador de um “clube” de empreiteiras, que combinava preços para licitações junto à Petrobras. Conforme o Ministério Público Federal (MPF), a prática era usada para superfaturar os contratos com a estatal.

Jutahy, que foi ouvido como testemunha de defesa de Pessoa, informou que os valores foram doados para suas campanhas eleitorais de 2010 e 2014. Ele afirmou que, em 2010, recebeu R$ 200 mil após ser procurado em seu gabinete pelo presidente da UTC.

Já em 2014, o deputado disse que foi até a filial da empresa em São Paulo, onde foi recebido "pessoalmente" pelo executivo que, segundo Jutahy, doou R$ 300 mil para a campanha.

"Em 2010 ele esteve no meu gabinete dizendo que desejava apoiar a minha candidatura e contribuiu com R$ 200 mil para a minha campanha. E em 2014, eu fui a UTC em São Paulo para fazer um pedido para as pessoas que me apoiaram em 2010, se poderiam contribuir em 2014.  Então eu fui lá no dia 28 de abril de 2014 e o Ricardo Pessoa pessoalmente me atendeu e doou para a minha campanha R$ 300 mil", afirmou.

Jutahy afirmou que conhece Pessoa "de vista" desde a infância, mas que só teve "contato pessoal" com o presidente da UTC duas vezes, quando recebeu as doações de campanha. O deputado disse ainda que os valores que recebeu foram doados de forma "correta" e "transparente". "O único motivo que acredito para estar aqui são as doações feitas a mim e que foram feitas de forma absolutamente correta e transparente e que estão publicadas na minha prestação de contas na Justiça Eleitoral", afirmou.

"A lei nos obriga a saber o seguinte: a pessoa nos procura, diz que quer nos ajudar, a gente procura ver se essa empresa tá dentro de um cadastro de idôneas, que pode doar. Se não há nenhum conflito de interesse com relação ao que eu penso, eu recebo a doação", completou.

Outro deputado
Também nesta quinta, outro deputado federal prestou depoimento como testemunha de defesa de Ricardo Pessoa. Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) afirmou que conhece o presidente da UTC, mas que a relação entre os dois é "apenas institucional". Mudalen afirmou ainda que recebeu doações da UTC por intermédio do Democratas, mas que todas elas foram declaras à Justiça Eleitoral.

Jampa Web Jornal
G1

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.