Veja suspeitas contra Vargas, Argôlo e Corrêa nas apurações da Lava Jato | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Veja suspeitas contra Vargas, Argôlo e Corrêa nas apurações da Lava Jato

Ex-deputados foram presos nesta sexta (10), na 11ª etapa da operação. Eles serão levados para a Polícia Federal no Paraná.

Os nomes dos ex-deputados André Vargas (PR), que se desfiliou do PT e está sem partido, Luiz Argôlo (SD-BA) e Pedro Corrêa (PP-PE), presos nesta sexta-feira na 11ª etapa da Lava Jato, já vinham aparecendo nas investigações da operação da Polícia Federal.

Os três são suspeitos de terem ligações com o esquema de desvio e lavagem de dinheiro alvo das investigações da PF. Outras quatro pessoas foram presas na manhã desta sexta.

André Vargas teve o nome ligado à operação nas primeiras fases da Lava Jato, no primeiro semestre de 2014. Reportagem do jornal "Folha de S.Paulo" da época havia informado que ele viajou em um avião emprestado pelo doleiro Alberto Youssef, apontado pelas investigações como um dos líderes do esquema. Mais tarde, veio a público também a denúncia de que Vargas havia feito tráfico de influência no Ministério da Saúde a favor de uma empresa de Youssef.

Com as denúncias, o então deputado renunciou ao posto de vice-presidente da Câmara dos Deputados. Em dezembro, teve o mandato cassado pelo plenário da Casa. Desde que surgiram as denúncias, Vargas admite que conhece Youssef há mais de 2 anos, mas que não fez negócios irregulares com o doleiro.

Nesta sexta-feira, ao deflagrar a 1ª fase da Lava Jato, a Polícia Federal informou ter identificado que empresas de fachada que tinham como sócios André Vargas e seu irmão, Leon Vargas, eram subcontratadas para fornecimento de material publicitário para o Ministério da Saúde e para a Caixa Econômica Federal.

Luiz Argôlo também é suspeito de ter ligações com o doleiro Youssef. Segundo a Polícia Federal, há indícios de que o ex-deputado "tratava-se de um cliente dos serviços prestados por Youssef, por vezes repassando dinheiro de origem aparentemente ilícita, intermediando contatos em empresas, recebendo pagamentos, inclusive tendo suas atividades operacionais financiadas pelo doleiro".

Argôlo teve o pedido de cassação aprovado pelo Conselho de Ética da Câmara, mas a legislatura acabou antes que o processo fosse para o plenário da Casa. Ele não se reelegeu nas eleições do ano passado. O ex-deputado sempre negou as denúncias.

Já Pedro Corrêa, que foi condenado no processo do mensalão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, teve o nome citado pelo delator do esquema investigado pela Lava Jato, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, como recebedor de propina de R$ 5,3 milhões.

O dinheiro, segundo Costa, foi repassado ao ex-deputado no primeiro semestre de 2010 e seria destinado para abastecer a campanha eleitoral de Pedro Corrêa naquele ano.

Quando se tornaram públicas as declarações de Costa, o advogado do ex-deputado, Clóvis Corrêa, disse que desconhecia o recebimento de qualquer quantia em dinheiro para o financiamento de campanha de seu cliente.

Nesta sexta, a PF disse que continuou recebendo uma espécie de “mesada” mesmo após ter tido o mandato cassado na Câmara dos Deputados em 2012.

Alguns pagamentos, de acordo com a Polícia Federal, foram feitos pelo doleiro Alberto Youssef.

Jampa Web Jornal
G1/(Foto: Celso Junior/Estadão Conteúdo/
Arquivo; José Cruz/Agência Brasil; Lúcio Bernardo Jr/Cãmara dos Deputados)

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.