Sueco embarcado em um caiaque captura tubarão de 565 quilos com uma vara de pesca
Um pescador amador sueco capturou um tubarão com mais de 565 quilos batendo o recorde mundial do maior peixe alguma vez pescado usando uma vara de pesca a bordo de um caiaque.
Joel Abrahamsson, um construtor civil de 33 anos de Gotemburgo, capturou um tubarão-da-Gronelândia ao largo da ilha norueguesa de Andorja.
Para se preparar para a pescaria histórica, Joel «pescou» blocos de cimento de 27 quilos que tinha largado num lago.
O sueco usou um arnês preso à vara de pesca, o que poderia ter tido consequências trágicas. Se o tubarão tivesse imposto a sua força, o pescador poderia ser arrastado para as águas geladas.
Joel demorou cerca de hora e meia para içar o tubarão, que se pensa que teria 200 anos de idade.
O sueco pulverizou o anterior recorde de um peixe pescado com vara de pescaa partir de um caiaque: um tubarão-salmão de 226,8 quilos apanhado em 2007 no Alasca.
O recorde não é oficial porque o peixe não foi pesado numa balança certificada, o que implicaria matá-lo, mas o tubarão-da-Gronelândia é uma espécie protegida.
O tubarão foi medido – medindo cerca de 4,6 metros de comprimento – e o seu peso de 565,6 quilos foi calculado com base numa fórmula reconhecida internacionalmente por parte de investigadores a bordo de um barco de apoio.
«Eu sabia que havia peixes deste tamanho na Noruega e era tudo o que precisava saber para ficar obcecado em pescar um a bordo de um caiaque», disse Joel.
«Eles são quase como dinossauros. Sabemos que existem mas muito poucas pessoas têm a oportunidade de vê-los e sempre foi um sonho que tive o de ver um tubarão-da-Gronelândia vivo», acrescentou.
«Eu pesquei toda a minha vida, mas sentia que já não era uma aventura. Por isso, há cerca de cinco anos, comecei a pescar usando caiaques porque queria assustar-me. E este assustou-me!», referiu o sueco.
«Houve alturas em que foi demasiado difícil e demasiado peso e eu tive de largar a vara de pescae segurar-me ao caiaque para não cair à água», relatou. «O arnês quase que me estrangulava o estômago e fiquei com contusões», acrescentou.
«A água estava muito límpida e eu conseguia ver o tubarão cerca de 15 metros abaixo do caiaque e foi quando me assustei a sério. Só via esta grande sombre debaixo de mim, a agitar a cauda. Foi um misto de medo total e assombro», concluiu.
O tubarão-da-Gronelândia (Somniosus microcephalus) são dos maiores tubarões do mundo e habitam as águas geladas do Atlântico Norte, junto ao Canadá, Gronelândia e Noruega.
Apesar de extremamente lentos, estes tubarões são predadores temíveis, alimentando-se principalmente de peixes, incluindo tubarões mais pequenos e bacalhau. No entanto, há relatos de tubarões-da-Gronelândia terem comido ursos polares, cavalos e renas.
Os avistamentos desta espécie são bastante raros, uma vez que vivem em águas frias e profundas.
Veja um dos raros encontros do Homem com o tubarão-da-Gronelândia:
Jampa Web Jornal
diariodigital
Nenhum comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.