Diminuição do volume de água do açude de Boqueirão deve ampliar racionamento em CG
Apesar das chuvas registradas este ano na Paraíba, a situação do açude Epitácio Pessoa em Boqueirão é crítica. O açude Epitácio Pessoa, que abastece o município de Campina Grande e mais 19 cidades do Compartimento da Borborema, deve atingir o "volume morto" (reserva técnica) até dezembro deste ano.
Devido à falta de chuvas e para evitar o colapso hídrico, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) estudam uma nova proposta de racionamento de água para Campina Grande.
Atualmente, a cidade passa por 36h de racionamento semanais desde o final de 2014. A nova medida propõe uma carência de 60h semanais, ou seja, mais um dia no atual sistema de racionamento. A água pararia no sábado às 17h e voltaria na terça, às 5h da manhã.
Em entrevista a Rádio Correio FM, o diretor da Cagepa Borborema, Simão Almeida, revelou que nova proposta pretende retardar a chegada ao volume morto até janeiro de 2016.
O novo racionamento será discutido com ambientalistas e especialistas no assunto e ainda não tem uma decisão definida.
Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), Boqueirão amanheceu nesta segunda-feira (04) com 80,664,363 milhões de metros cúbicos de água acumulada, o que representa 19,6% de sua capacidade.
REUNIÃO DE EMERGÊNCIA
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, vai promover reunião na próxima segunda-feira, 12, com os principais órgãos e entidades representativos da sociedade campinense, para debater medidas visando à economia do consumo de água, face à situação critica que se encontra o açude de Boqueirão, que abastece a cidade.
Trata-se de uma ação preventiva e o próprio prefeito deverá, no encontro, anunciar medidas de impacto, face à crise hídrica que deve afetar todos os setores produtivos de Campina Grande e a população de modo geral.
Para o encontro com o prefeito, que deve ocorrer no Salão Nobre da Prefeitura, na Getúlio Vargas, Centro, devem ser convidados representantes da Cagepa, Associação Comercial, CDL, Federação das Indústrias da Paraíba, Lions, Rotary, Clube de Maes,UEPB,UFCG, Associação Campinense de Imprensa, ISA,Exército,Ana, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, dentre outros.
O prefeito vem monitorando a situação do principal reservatório que abastece Campina Grande, o açude Epitácio Pessoa, que já baixou de 20% de sua capacidade de armazenamento. Para Romero, são necessárias medidas de impacto numa ação preventiva para evitar danos maiores aos campinenses que dependem daquele manancial para consumo.
Jampa Web Jornal
PB Agora
Nenhum comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.