FÍSICA: Descobertas as ondas gravitacionais que Einstein previu | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

FÍSICA: Descobertas as ondas gravitacionais que Einstein previu

Um grupo de cientistas anunciou, esta quinta-feira, a descoberta das ondas gravitacionais, fenómeno que foi previsto por Albert Einstein mas que só agora foi demonstrado.
A descoberta foi anunciada por David Reitze, professor de física da Universidade da Florida, nos EUA.

O anúncio é, segundo o jornal "The Guardian", o clímax de um século de especulação, 50 anos de tentativas para as descobrir e 25 anos a aperfeiçoar instrumentos de medição tão sensíveis que conseguem identificar uma distorção no tecido espaço-tempo com a dimensão de um milésimo do diâmetro de um núcleo de um átomo.

O avanço científico está a ser recebido com uma das descobertas do século. A equipa internacional que fez a descoberta diz que esta primeira deteção das ondas gravitacionais significa a entrada numa nova era na astronomia.

As ondas gravitacionais foram previstas por Albert Einstein há quase 100 anos e a sua descoberta é a confirmação da teoria relatividade, postulada pelo reconhecido cientista alemão, porque demonstra uma propriedade dos buracos negros por ele antecipada.

A investigação foi feita por uma equipa internacional de cientistas, a "Ligo Collaboration", que opera em laboratórios em todo mundo, onde são disparados feixes de lasers através túneis muito longos, para tentar medir os minúsculos efeitos no tecido espaço-tempo.

A descoberta dá à comunidade científica a esperança de que a astronomia possa começar a responder a questões não apenas sobre a vida das estrelas, mas também sobre a sua morte, quer seja por colisão, morte num buraco negro ou numa catástrofe estrelar.

Neil Turok, diretor de um instituto de física teórica no Canadá, questionado pelo jornal britânico, tenta explicar a importância da descoberta: "Pensem na ondas rádio. Quando essas ondas foram descobertas, aprendemos a comunicar com elas. As comunicações móveis são totalmente baseadas nas ondas de rádio. Para a astronomia, as observações rádio disseram-nos provavelmente mais sobre a estrutura do universo do que qualquer outra coisa. Agora temos as ondas gravitacionais e teremos toda uma outra visão do universo, de todas as coisas que não emitem luz, explicou.

Jampa Web Jornal
JNpt



Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.