NATUREZA EM FÚRIA: Onda de quase 24 metros é registrada e bate o recorde do hemisfério sul | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

NATUREZA EM FÚRIA: Onda de quase 24 metros é registrada e bate o recorde do hemisfério sul


Cientistas mediram aquela que provavelmente é a maior onda já registrada no hemisfério sul, de 23,8 metros de altura, o equivalente a um prédio de oito andares.

A onda foi registrada na terça-feira no Oceano Austral, conhecido pela violência de suas tormentas, perto de Campbell Island, 700 km ao sul da Nova Zelândia, anunciou a MetOcean Solutions, instituto de pesquisas de oceanografia.

De acordo com o oceanógrafo Tom Durrant, a onda ola, que foi medita durante uma forte tempestade com o uso de uma boia, pulverizou o recorde anterior no hemisfério sul, de 22,03 metros, registrado em 2012.

"Pelo que sabemos, esta é a maior onda já registrada no hemisfério sul", disse.

O Oceano Austral, explicou o cientista, funciona como uma "casa de máquinas" que gera ondas que se propagam por todo o planeta.

"De fato, os surfistas da Califórnia podem se preparar para que a energia desprendida por esta tempestade alcance suas costas dentro de uma semana, mais ou menos", completou Durrant.

O cientista acredita que a tempestade que atingiu a região antes de seguir para o leste provavelmente provocou ondas superiores a 25 metros.

A boia da equipe de pesquisas, no entanto, instalada em março para registrar as condições meteorológicas extremas do Oceano Austral, não estava no local correto para medir estas ondas, explicou Durrant.

Além disso, para economizar as baterias, o aparelho só registra os dados em intervalos de 20 minutos a cada três horas.

"É muito provável que tenham acontecido ondas maiores quando não estava gravando", disse.

A maior onda registrada no planeta foi um tsunami provocado em 1958 por um terremoto em Lituya Bay, no Alasca, com 30,5 metros de altura, segundo a Smithsonian Magazine, publicação da instituição americana de pesquisa científica.

Jampa Web Jornal
Fonte:AFP/Redação/Jorge Correia

 
Publicidade - Cursos Online - Jampa Web Jornal:

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.