IBGE: Bolsonaro já tirou o emprego de 900 mil trabalhadores; subempregados são quase 28 milhões, maior número desde 2012
Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 19 segundos - Visualizações: 4361
Da redação – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou na manhã de hoje (29) o número oficial de desempregados no trimestre encerrado em fevereiro. São 892 mil trabalhadores sem emprego a mais do que em novembro do ano passado, um aumento de 11,6% para 12,4%, chegando a 13,1 milhões de trabalhadores desempregados.
Além disso, o instituto divulgou o total de trabalhadores subutilizados (desempregados, subocupados com menos de 40 horas de trabalho semanais e os que não conseguem procurar emprego). São 27,9 milhões de pessoas nessa condição, o que representa 24,6% da força de trabalho nacional, “pico da série histórica iniciada em 2012”, observa o IBGE.
Esses dados batem com o período de governo de Bolsonaro, o fascista “eleito” na maior fraude eleitoral da história. Ele foi imposto pela burguesia para devastar os direitos dos trabalhadores, dentre eles o emprego digno, e em seus primeiros três meses de governo de extrema-direita aumentou o já altíssimo número de desempregados.
Os trabalhadores, que se encontram em uma situação cada vez pior devido aos ataques deste governo fraudulento, têm consciência de que ele é seu inimigo. Na última terça-feira (26), por exemplo, desempregados gritaram “Lula Livre” na fila no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, na qual 15 mil pessoas disputavam 6 mil vagas de emprego. Nota-se, claramente, o total repúdio à direita, ao golpe e a Bolsonaro, uma vez que Lula e a luta por sua liberdade são o exato contraponto a toda a política de ataques levada a cabo pelos golpistas de extrema-direita.
Jampa Web Jornal
Fonte: Causa Operária/JWJ/Jorge Correia/J.Alves
Ajude a manter o Projeto Jampa Web Jornal
Sua doação de qualquer valor será muito importante para nós!
Sua doação de qualquer valor será muito importante para nós!
Publicidade - Cursos Online - Jampa Web Jornal:
Nenhum comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.