ALERTA URGENTE! Clientes do Itaú, Santander e Banco do Brasil estão na mira de novo malware em celulares
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Avast – líder global em produtos de segurança digital – descobriu uma nova ameaça cibernética para celulares, a WannaHydra, que abriga várias funções de malware em uma única codificação, incluindo trojan bancário, spyware e ransomware, tendo como alvo usuários brasileiros.
Especificamente, estão na mira desse malware os clientes dos seguintes bancos:
Os especialistas da Avast acreditam que o malware está sendo disseminado por meio de sites maliciosos e lojas de aplicativos de terceiros.
Uma vez instalado, o WannaHydra finge um alerta para o usuário, que há um problema com sua conta bancária. Isso é feito para induzir a vítima a fazer o login em seu conta, no entanto, o malware exibe uma versão das três interfaces dos bancos-alvo sobre a interface atual do aplicativo, enviando as credenciais de login inseridas pela vítima diretamente para os cibercriminosos.
Além disso, o malware é capaz de exibir uma cópia do WannaLocker em português – um ransomware para celulares que apareceu no cenário tecnológico em meados de 2017 –, bem como funções de spyware, como coletar registros de chamadas, números de telefones, SMS, localização e registrar fotos usando a câmera frontal e principal do celular infectado.
O time da Avast conduziu uma pesquisa pedindo aos consumidores que comparassem a autenticidade de interfaces de aplicativos bancários oficiais e fraudulentos.
Em nosso país, 68% dos usuários identificaram interfaces bancárias reais de dispositivos móveis como falsas e 30% confundiram interfaces bancárias falsas como algo real.
Estes resultados são alarmantes e provam que os consumidores podem facilmente ser vítimas de golpes em sistemas financeiros.
Jampa Web Jornal
Fonte:TudoCelular.com JWJ/Jorge Correia/J.Alves
Avast – líder global em produtos de segurança digital – descobriu uma nova ameaça cibernética para celulares, a WannaHydra, que abriga várias funções de malware em uma única codificação, incluindo trojan bancário, spyware e ransomware, tendo como alvo usuários brasileiros.
Especificamente, estão na mira desse malware os clientes dos seguintes bancos:
ItaúSantanderBanco do BrasilO WannaHydra foi detectado por pesquisadores da Avast, usando a plataforma móvel de detecção de ameaças – apklab.io – que descobriu a amostra móvel em seu estágio inicial.
Os especialistas da Avast acreditam que o malware está sendo disseminado por meio de sites maliciosos e lojas de aplicativos de terceiros.
Uma vez instalado, o WannaHydra finge um alerta para o usuário, que há um problema com sua conta bancária. Isso é feito para induzir a vítima a fazer o login em seu conta, no entanto, o malware exibe uma versão das três interfaces dos bancos-alvo sobre a interface atual do aplicativo, enviando as credenciais de login inseridas pela vítima diretamente para os cibercriminosos.
Além disso, o malware é capaz de exibir uma cópia do WannaLocker em português – um ransomware para celulares que apareceu no cenário tecnológico em meados de 2017 –, bem como funções de spyware, como coletar registros de chamadas, números de telefones, SMS, localização e registrar fotos usando a câmera frontal e principal do celular infectado.
Usando o apklab.io, somos capazes de detectar malwares como o WannaHydra e criar uma detecção, para proteger os nossos usuários da ameaça antes que ela se espalhe.
Esta é a primeira vez que vemos um trojan bancário, spyware e ransomware empacotados em um único malware para dispositivo móvel.
Para proteger-se disso, recomendo que os usuários instalem, em primeiro lugar, um aplicativo de antivírus fidedigno e evitem fazer o download de apps de sites e lojas de aplicativos de terceiros, mas optem por lojas oficiais de aplicativos, como a Google Play.
Além disso, é importante que os usuários façam backup de seus dados regularmente, para que suas informações não sejam perdidas caso seus dispositivos sejam infectados por um ransomware.
Nikolaos ChrysaidosChefe da divisão de Ameaças em Dispositivos Móveis & Segurança da Avast
O time da Avast conduziu uma pesquisa pedindo aos consumidores que comparassem a autenticidade de interfaces de aplicativos bancários oficiais e fraudulentos.
Em nosso país, 68% dos usuários identificaram interfaces bancárias reais de dispositivos móveis como falsas e 30% confundiram interfaces bancárias falsas como algo real.
Estes resultados são alarmantes e provam que os consumidores podem facilmente ser vítimas de golpes em sistemas financeiros.
Jampa Web Jornal
Fonte:TudoCelular.com JWJ/Jorge Correia/J.Alves
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