Quem é quem na rede de páginas e perfis pró-Bolsonaro derrubados pelo Facebook | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Quem é quem na rede de páginas e perfis pró-Bolsonaro derrubados pelo Facebook


Tempo estimado de leitura: 5 minutos e 28 segundos. - Visualizações: 32.549

O Facebook tirou do ar nesta semana dezenas de perfis, páginas e contas da plataforma e do Instagram, sob acusação de que a rede era usada para espalhar conteúdo falso e favorável ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

Segundo a rede social, entre os operadores da rede há servidores dos gabinetes ligados à família Bolsonaro. Além disso, foram derrubadas contas de assessores de deputados próximos do clã no Rio e em São Paulo, por usarem uma "combinação de contas duplicadas e contas falsas" para burlar as regras de uso da empresa.

A plataforma de rede social afirmou que as páginas derrubadas eram seguidas por 883 mil pessoas no Facebook, e por 917 mil no Instagram. Cerca de US$ 1,5 mil (R$ 8 mil) foram gastos para promover as páginas que integravam a rede de desinformação.

Veja abaixo quem é quem na rede de contas falsas apontada pelo Facebook e pelo Atlantic Council, um centro de estudos que mantém parcerias com a plataforma e que foi em parte responsável pela investigação.

Parlamentares aliados da família Bolsonaro

Alana Passos e Carlos Bolsonaro em foto divulgada em seu site oficial
DIVULGAÇÃO: Alana Passos e Carlos Bolsonaro em foto divulgada em seu site oficial
Alana Passos

Quem é? Sargento do Exército filiada ao PSL, Alana Passos conhece a família Bolsonaro há anos e ganhou projeção durante a eleição de 2018, quando se tornou a deputada estadual mais votada do Rio de Janeiro, com 106 mil votos.

Em suas páginas oficiais na internet, a parlamentar se descreve como evangélica, conservadora convicta, fiel escudeira e “a 01 de Bolsonaro”.

Quais páginas/perfis associados a ela pelo Facebook foram derrubados? AlanaOpressora (no Facebook e no Instagram), artilhariadobem, tvanticomunismobrasil e Fabio Muniz.

O que diz o relatório? Segundo o levantamento, o maior núcleo da rede derrubada era ligado a dois parlamentares do PSL do Rio de Janeiro por meio de seus assessores parlamentares: Vanessa Navarro, do gabinete de Anderson Moraes, e Leonardo Rodrigues, ex-assessor de Alana Passos. Não há referências diretas à atuação desses dois deputados.


O que ela diz sobre a acusação? Em nota, Alana Passos disse que não foi notificada pelo Facebook sobre nenhuma irregularidade ou violação de regras em suas próprias contas. "Quanto a perfis de pessoas que trabalharam no meu gabinete, não posso responder pelo conteúdo publicado. Nenhum funcionário teve a rede bloqueada por qualquer suposta irregularidade. Estou à disposição para prestar qualquer esclarecimento, pois nunca orientei sobre criação de perfil falso e nunca incentivei a disseminação de discursos de ódio", disse ela.

Deputado Anderson Moraes se aproximou da família Bolsonaro por meio do movimento Ideologia Brasil
FOTO: RAFAEL WALLACE/ALERJ: 
 Deputado Anderson Moraes se aproximou da família Bolsonaro por meio do movimento Ideologia Brasil

Anderson Moraes

Quem é? O empresário Anderson Moraes ingressou na política em 2016, mas não conseguiu se eleger ao cargo de vereador de Nova Iguaçu, onde sua mãe ocupou o mesmo posto. Dois anos depois seria eleito deputado estadual pelo PSL na esteira da vitória de Jair Bolsonaro, com 41 mil votos. Sua plataforma inclui bandeiras do movimento que lidera, o Ideologia Brasil, como flexibilização do porte de armas, defesa da ditadura militar e combate à corrupção.

Quais páginas/perfis associados a ele pelo Facebook foram derrubados? ideologiabrasil, bolsonaroni, Anderson Luis, Anderson LM, Rodrigo Weikert, artilhariadobem

O que diz o relatório? Novamente, segundo o levantamento, o maior núcleo da rede derrubada era ligada aos parlamentares do PSL do Rio de Janeiro por meio de seus assessores parlamentares - Vanessa Navarro, no caso de Anderson Moraes.


O que ele diz sobre a acusação? Moraes falou em perseguição política em entrevista à CNN Brasil. Sobre a assessora Vanessa Navarro, o parlamentar disse que ela defende ideias dela que vão de encontro às ideias do presidente e que teve sua conta excluída só por “expor seus pensamentos na internet”. Moraes também criticou a derrubada da conta do movimento que lidera, o Ideologia Brasil. Ele falou em censura, atentado à liberdade de expressão, perseguição à direita e ação ilegal contra o contraditório e a ampla defesa. O parlamentar disse que vai recorrer à Justiça.


Paulo Nishiwaka é coronel reformado da Polícia Militar paulista
DIVULGAÇÃO/ALESP: Paulo Nishiwaka é coronel reformado da Polícia Militar paulista Coronel Nishikawa

Quem é? Coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo, Paulo Nishikawa atuou em cargos de confiança de gestões estaduais e municipais. Em 2018, se elegeu deputado estadual pelo PSL-SP com 23 mil votos. Em 2019, passou a ser investigado pelo Ministério Público sob suspeita de montar um esquema de rachadinha em seu gabinete, prática ilegal na qual assessores devolvem parte do salário para o parlamentar. Nishikawa afirmou à época que a acusação era infundada.

Quais páginas/perfis associados a ele pelo Facebook foram derrubados? Jonathan William Benetti (perfis de seu assessor no Facebook).

O que diz o relatório? O deputado Nishikawa é apontado no levantamento de forma indireta por empregar o assessor Jonathan William Benetti, acusador de gerenciar perfis falsos para impulsionar conteúdo favorável a Nishikawa e a Bolsonaro.

O que ele diz sobre a acusação? Não foi localizado pela reportagem para comentar a medida do Facebook.


Assessores do presidente e de deputados aliados

Tercio Arnaud e Jair Bolsonaro em foto postada pelo assessor em seu perfil no Facebook
REPRODUÇÃO/FACEBOOK: Tercio Arnaud e Jair Bolsonaro em foto postada pelo assessor em seu perfil no Facebook

Tercio Arnaud Tomaz

Quem é? Tércio Arnaud se aproximou da família Bolsonaro quando trabalhava como recepcionista de um hotel em Campina Grande (PB), segundo o jornal O Globo. De lá foi para o gabinete de Jair Bolsonaro em 2017. Poucos meses depois, tornou-se assessor do vereador Carlos Bolsonaro e, mesmo empregado no gabinete carioca, passou a atuar na campanha presidencial de Bolsonaro. É conhecido por comandar a página Bolsonaro Opressor 2.0 no Facebook. Atualmente é assessor especial da Presidência da República e costuma ser acusado de pertencer ao chamado Gabinete do Ódio, um grupo de assessores que seria liderado por Carlos Bolsonaro (o que ele nega) e apontado como responsável da comunicação do presidente em redes sociais e ataques a adversários políticos.

Quais páginas/perfis associados a ele pelo Facebook foram derrubados? Extrema Vergonha na Cara, Nordestinos com Bolsonaro 2018, Marcos Antonio Diniz, Bolsonaro News, Bolsonaro Opressor 2.0, bolsonaronewsss, Vim do Futuro para Dizer que o Bolsonaro virou Presidente, Vanessa Navarro.

O que diz o relatório? Segundo o Facebook e o Atlantic Council, Arnaud era responsável por perfis e páginas com mais de 1,5 milhão de seguidores que adotavam “um mix de meias-verdades para levar a falsas conclusões”, entre elas a de que a reação à pandemia de covid-19 é exagerada e de que a hidroxicloroquina seria capaz de destruir o coronavírus (algo que não foi comprovado por amplos estudos científicos).


O que ele diz sobre a acusação? Não foi localizado pela reportagem para comentar as medidas do Facebook.

Paulo Chuchu e Jair Bolsonaro em foto postada pelo assessor em seu perfil no Facebook
REPRODUÇÃO/FACEBOOK: Paulo Chuchu e Jair Bolsonaro em foto postada pelo assessor em seu perfil no Facebook

Paulo Eduardo Lopes (Paulo Chuchu)

Quem é? Conhecido como Paulo Chuchu, Paulo Eduardo Lopes é próximo da família Bolsonaro há anos. Atualmente trabalha no gabinete do deputado federal Eduardo Bolsonaro e é apontado pela investigação como um dos principais operadores da rede. Ele também é líder da Aliança pelo Brasil, o partido que o presidente quer criar, na cidade paulista de São Bernardo do Campo.

Quais páginas/perfis associados a ele pelo Facebook foram derrubados? bolsogordos, Gato Fingido, The Brazilian Post (conta de Instagram)

O que diz o relatório? O levantamento aponta que Paulo Eduardo Lopes é o dono de um site chamado The Brazilian Post, que teve contas apagadas no Facebook e no Instagram. O suposto site de notícias não informava o vínculo com a família Bolsonaro, mas fazia propaganda do novo partido criado pelo presidente e atacava rivais como se fosse um veículo independente.


O que ele diz sobre a acusação? Não foi localizado pela reportagem para comentar a medida do Facebook. O deputado federal Eduardo Bolsonaro falou no Twitter em ação contra a liberdade de páginas conservadoras após pressão de anunciantes.

Fotos do casal de assessores e mensagens de apoio do presidente a eles
REPRODUÇÃO/FACEBOOK: Fotos do casal de assessores e mensagens de apoio do presidente a eles

Leonardo Rodrigues de Barros Neto

Quem é? Assessor da deputada estadual Alana Passos (PSL-RJ) até abril de 2020 e namorado de Vanessa Navarro, assessora do deputado estadual Anderson Moraes (PSL-RJ).

Quais páginas/perfis associados a ele pelo Facebook foram derrubados? Bolsoneas (Instagram e Facebook), Leonardo Barros 1, Leonardo Barros 2, Jogo Político, jogopoliticobr, ideologiabrasil, Leo Leo, Leonardo Neto, Leonardo Rodrigues

O que diz o relatório? Segundo o levantamento, o presidente Bolsonaro parece ser próximo de Leonardo e Vanessa, ao mandar vídeos elogiando a página Bolsoneas (investigada no inquérito do STF sobre fake news) e felicitando Vanessa por seu aniversário. O casal adotava a mesma estratégia de criar diversos perfis no Facebook e no Instagram com variações do próprio nome. Essas contas eram usadas para publicar conteúdo pró-Bolsonaro em diferentes grupos e páginas nas redes sociais.

O que ele diz sobre a acusação? Não foi localizado pela reportagem para comentar a medida do Facebook.
Vanessa Navarro

Quem é? Assessora do deputado estadual Anderson Moraes (PSL-RJ) e namorada de Leonardo Rodrigues de Barros Neto, que atuou como assessor da deputada estadual Alana Passos (PSL-RJ).

Quais páginas/perfis associados a ela pelo Facebook foram derrubados? vanessannavarro, Leonardo Rodrigues, Vanessa Nascimento, Vanessa Vanessa, vanessanavarro1108, Bolsonaro 2026, vanessabolsonaro17, Vanessa Navarro

O que diz o relatório? Segundo o levantamento, o presidente Bolsonaro parece ser próximo de Leonardo e Vanessa, ao mandar vídeos elogiando a página Bolsoneas (investigada no inquérito do STF sobre fake news) e felicitando Vanessa por seu aniversário. O casal adotava a mesma estratégia de criar diversas perfis no Facebook e no Instagram com variações do próprio nome. Essas contas eram usadas para publicar conteúdo pró-Bolsonaro em diferentes grupos e páginas nas redes sociais.


O que ela diz sobre a acusação? Não foi localizada pela reportagem para comentar a medida do Facebook. O deputado estadual Anderson Moraes afirmou que sua assessora foi perseguida por se expressar politicamente.


imagens de páginas de assessor benetti
Imagens de perfis do assessor Jonathan William Benetti no Facebook


Jonathan William Benetti

Quem é? Assessor do deputado estadual Coronel Nishikawa (PSL-SP).

Quais páginas/perfis associados a ele pelo Facebook foram derrubados? Notícias de São Bernardo do Campo, John Bennett, Jonathan Benetti, John Benetti, John Bernardo, John Benett II

O que diz o relatório? Benetti é apontado pelo levantamento como o operador da rede em São Paulo que usava contas falsas para impulsionar conteúdo em apoio a Bolsonaro e Nishikawa, de quem é assessor.


O que ele diz sobre a acusação? Não foi localizado pela reportagem para comentar a medida do Facebook.

Jampa Web Jornal
Fonte: JWJ/Jorge Correia/J.Alves


Ajude a manter o Projeto Jampa Web Jornal  
Sua doação de qualquer valor será muito importante para nós!



Publicidade - Cursos Online - Jampa Web Jornal:


Divulgue no Twitter:

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.