Museum Week divulga atividades e curiosidades de museus no Twitter | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

Museum Week divulga atividades e curiosidades de museus no Twitter

DE 23 A 29 DE MARÇO, 18 MUSEUS DE SÃO PAULO PARTICIPARÃO DA INICIATIVA. PARA ACOMPANHAR, BASTA SEGUIR A #MUSEUMWEEK

Durante a próxima semana, de 23 a 29 de março, os 18 museus administrados pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo vão participar da Museum Week. A inciativa é do microblog Twitter e convida instituições culturais de todo o mundo a divulgarem suas atividades, cotidiano e curiosidades. Com a hashtag #MuseumWeek as informações serão agrupadas na rede social, permitindo o intercâmbio de informações entre os museus e com o público.

A coordenadora da Unidade de Museus da secretaria, Renata Motta, explica que as postagens, como de costume nas redes sociais, serão informais e contemplarão desde bastidores do trabalho até selfies. “Os museus vão poder mostrar imagens, por exemplo, dos seus laboratórios de restauro”, exemplifica. A divulgação, no entanto, será orientada por um tema geral a cada dia.

Além da interação com os museus de outras partes do mundo, Renata enfatiza a importância das redes sociais para informar e atrair novos públicos: “Você pode, mais e mais, descobrir novas formas de usar essas ferramentas digitais para mobilizar o público que já está ali ligado nos nossos museus, mas também ativar novos públicos”.

Com as grandes filas que se formam em muitas exposições de museus paulistas, a coordenadora explica que o foco das instituições é muito mais diversificar o perfil de visitantes do que aumentar a quantidade de pessoas que vão às mostras. “A gente não está só olhando numericamente o público. Nos interessa a diversificação desse público. A gente sabe que isso para os museus é um grande desafio”, destaca.

Entre os fatores que ainda afastam o público de museus, Renata citou a localização e até a arquitetura dos edifícios, que passam uma imagem cerimoniosa das instituições. “Os museus ainda são identificados como instituições culturais não tão abertas ao público”, disse.

Para quebrar esse sentimento, os museus têm investido em ações para atingir pessoas que normalmente não visitam exposições. Na Pinacoteca, por exemplo, Renata citou os programas específicos para idosos, escolas e para deficientes. “A Pinacoteca tem uma galeria a parte para visitas de cegos. A gente sempre brinca que nós não podemos tocar nas obras, mas os cegos podem. É muito bacana e recebe vários grupos”, concluiu.

Jampa Web Jornal

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.