Dia de chuva?... Saiba como dirigir com segurança
Para o motorista, chuva deve ser sinônimo de atenção redobrada.
Além de verificar o estado das palhetas e o bom estado dos pneus com a calibragem correta, uma vez na estrada, há três coisas básicas que o motorista deve fazer: diminuir a velocidade, ligar o limpador e acender os faróis (não ligue o pisca-alerta, que pode confundir quem vem detrás, ofuscando ou dando a imaginar que o veículo está parado).
Se a chuva for muita e você precisar parar por questões de visibilidade, nunca pare embaixo de árvores, pois elas atraem raios e, sobretudo, podem cair sobre o seu veículo. Evite também parar no acostamento, local destinado apenas a emergências. Em caso de trânsito pesado, há sempre aqueles que aproveitam e procuram o acostamento como via mais rápida de locomoção, o que pode acabar envolvendo seu veículo em algum tipo de acidente. Procure um posto de combustível ou um posto policial para esperar a chuva dar uma trégua.
Caso você avalie que pode continuar rodando, uma dica de segurança interessante é tentar colocar os pneus do seu carro em cima da marca deixada pelos pneus do carro que vai à sua frente. A faixa preta deixada pelos pelo primeiro carro está um pouco mais seca que o restante da pista, pois parte da água foi retirada do caminho. Rodando sobre esse rastro você está mais seguro e menos exposto ao fenômeno da aquaplanagem.
A aquaplanagem acontece quando uma película de água se instala entre os pneus do carro e o asfalto, fazendo com que o pneu perca totalmente a aderência. Nesses casos, recomenda-se tirar os pés do acelerador, não frear, e tentar manter o controle do carro. Conforme a velocidade diminui, o carro tende a recuperar a aderência e a estabilidade normal.
Com o piso molhado, os pneus perdem muita aderência e a distância de frenagem aumenta, independente do sistema ABS. Para determinar uma distância segura em relação ao carro da frente, o motorista pode fazer o seguinte cálculo:
escolha um ponto fixo na estrada, pode ser um poste, uma placa ou um outdoor. Assim que o carro da frente passar por esse obstáculo, inicie uma contagem: 1001, 1002, 1003 e assim por diante. Para estar em segurança, sua contagem precisa chegar até 1003. O que isso quer dizer? Em média, o tempo que levamos para falar cada um desses números equivale a um segundo. Portanto, 3 segundos seria a distância de segurança entre dois carros que circulam na mesma velocidade.
Conforme a chuva para, trechos mais secos e mais molhados vão se alternando na pista. Nessa hora você precisa manter a atenção para enfrentar essa alternância de pisos e evitar ainda as poças deixadas pela chuva.
Verifique sempre os itens de segurança do seu carro e não deixe a chuva estragar o seu passeio.
Jampa Web Jornal
Nenhum comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.