ESPORTE: Terceira Copa Acácia de Handebol Master vai aportar em João Pessoa-PB | Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias Jampa Web Jornal - O seu Portal de Notícias

Sua Localização Geográfica

Dados criptografados em AES 256 bits, VeraCrypt, TrueCrypt!

Ads

  Powered by Google - Links Patrocinados - Jampa Web Jornal - Um espaço democrático e plural pela própria natureza.

Últimas Notícias

Loading...

ESPORTE: Terceira Copa Acácia de Handebol Master vai aportar em João Pessoa-PB


Torneio itinerante, que acontecerá de 12 a 14 de outubro, no Ginásio O Ronaldão, vai reunir equipes do Brasil e da Argentina com atletas de idade acima dos 35 anos.

A III Copa Acácia de Handebol Master irá aportar na cidade de João Pessoa, de 12 a 14 de outubro. Promovida pela Handelada – equipe amadora de Recife (Pernambuco) -, a competição reunirá 12 equipes formadas por atletas do sexo feminino com idade acima de 35 anos. Com apoio da Federação Paraibana de Handebol (FPH), os jogos acontecerão no Ginásio O Ronaldão, no bairro de Cristo Redentor, com entrada gratuita para o público.

A Copa vai premiar com troféus a goleira e jogadora de linha destaques e todas as atletas receberão medalhas de participação. A equipe mais disciplinada da competição vai ganhar o troféu Fair Play. Desta terceira edição, participarão equipes das regiões Norte e Nordeste do Brasil, além de uma da Argentina. A região Norte é representada pelo time as Top’s Hand Master de Roraima. Já da região Nordeste participam cinco equipes de Pernambuco (Handelada, Recife Handebol Master – RHM, Handelayd’s Master, Handebol Nossa Paixão –HNP e Arcoverde Handebol Master), duas da Paraíba (Jampa Hand Club – JHC e Handebol Clube da Paraíba – HCP), duas de Natal (RN Master e UFRN HandMaster) e uma de alagoas (As Soberanas).  Jogadoras do Paraná também já confirmaram presença no torneio e devem reforçar equipes com menores números de atletas.

A Copa Acácia é uma homenagem in memoriam à atleta pernambucana Ana Acácia, ex-seleção estadual por vários anos, que fez carreira em equipes de Pernambuco e da Paraíba e falecida precocemente aos 37 anos de idade, em 2010. “Além de homenagear nossa amiga Acácia, a Copa tem a proposta de incentivar a realização de outros torneios femininos na categoria master pelo País e de promover a prática do handebol, desporto que tanto amamos”, explica a organizadora do evento e uma das fundadoras da Handelada, Rosileide Carmina. Ela ainda lembra que a competição aposta, dentro da homenagem simbólica à ex-atleta Acácia e no projeto de valorização do meio-ambiente, reserva um momento em sua programação, no qual todas as equipes fazem o plantio de mudas da árvore Acácia na cidade-sede.

HISTÓRICO DA COPA – A primeira edição do torneio ocorreu, em 2016, no Recife (Pernambuco) com a participação de seis equipes do Brasil e duas equipes da Argentina. Já em 2017, a copa foi sediada em Maceió (Alagoas) e contou com equipes da Paraíba, do Rio Grande do Norte, de Alagoas, do Paraná, de Roraima e de Pernambuco. Segundo a organização da Copa Acácia, a cada ano a procura de equipes para participarem do evento só aumenta. Serão quatro equipes a mais nesta terceira edição em relação aos dos primeiros anos. “Tínhamos quase 20 equipes interessadas, mas tivemos que limitar para 12 o número de vagas. Ano que vem nosso foco será ampliar o número de equipes participantes e não deixar ninguém de fora”, diz a organizadora da Copa.

HANDELADA – Equipe amadora feminina de handebol master de Pernambuco, sem vínculo a nenhuma associação ou clube desportivo.  Formada em 2001, com a ideia de ser uma pelada semanal para a reunião de velhas amigas de quadra, que em sua maioria dedicaram a maior parte de suas vidas ao handebol. O grupo foi crescendo e começaram a participar de competições fora do País e nacionais, concentradas nas regiões do Sul e do Sudeste. Dessas participações, foi que surgiu a vontade de promover algum torneio em casa. O desejo se concretizou com a realização da Copa Acácia em outubro de 2016, no Recife, mas já com a proposta de ser itinerante no Nordeste. “Levar a competição a cada ano para uma cidade diferente é uma forma de divulgar a prática do handebol por mulheres a cima dos 35 anos no Nordeste, região carente de torneios nessa categoria, e ainda uma forma atrativa de trazer equipes estrangeiras pelo potencial turístico do local”, reforça Rosileide.

Reconhecida, hoje, nacionalmente, a Handelada é pioneiro na promoção do handebol master feminino em Pernambuco e um dos mais antigos do Nordeste. É formada por ex-atletas, em sua maioria, com mais de 50 anos de idade.

SERVIÇO:
III Copa Acácia de Handebol Master
Data: 12, 13 e 14 de outubro de 2018
Local: Ginásio O Ronaldão
(Av. Eng. Agrônomo Álvaro Ferreira - Cristo Redentor, João Pessoa – PB)

Ingressos: Entrada gratuita

Mais informações:

Facebook: /copaacaciahandebol   
Instagram: @copaacaciahandebol


Jampa Web Jornal
Fonte:Redação com: Juliana Salvador/Jornalista/JWJ/Jorge Correia/J.Alves

 
Publicidade - Cursos Online - Jampa Web Jornal:

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Jampa Web Jornal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes, ou que violem direitos de terceiros. O site Jampa Web Jornal poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria publicada.